Divagações Espirituais: O belo toque


O tema é: Quem me tocou? Sobre o toque de Jesus ou a Jesus, nos Sinóticos. Escolhi 5 episódios. Este trecho é partilhado agora, pois será importante repensar o toquem  agora que não se pode tocar… !

1.      Cura de um homem com lepra - ἤψατο (Mc 1,41; Lc 5,13; Mt 8, 3).

2.      A mulher com hemorragia - ἤψατο (Mc 5,27; Lc 8,44; Mt 9, 20).

3.       A mulher pecadora/arrependida - ἄπτεται (Lc, 7, 39)

4.      Ressurreição do filho de uma viúva - ἤψατο (Lc 7, 14)

5.      Curas de cegueira - ἤψατο (Mt 20,34; Mt 9, 29); ἄψηται (Mc 8,22)

6.      Cura de um homem surdo-mudo - ἤψατο (Mc 7, 33)

7.      Prisão de Jesus - ἁψáμενος (Lc 22, 51)

 (Lc, 7, 36-50)

…O fariseu Simeão pensa consigo: “Se este fosse profeta, bem saberia que a mulher que O toca (ἄπτεται,[1]está tocando) é pecadora”. É impura. Não disse para consigo: se este fosse Profeta saberia que a mulher que lhe beija os pés ou que chora aos pés d’Ele é pecadora. E, estava tão longe de se interrogar: Se este fosse profeta saberia que a mulher que O ama é pecadora. Jesus não responde a interrogação (interior) do Simeão da mesma forma: porque esta que Me tocou… A palavra toque desaparece neste relato, ou melhor, é mais do que um toque. Jesus conta o que ela fez por meio da parábola de dos dois devedores. 

“Assim aquele fariseu que tinha convidado o Senhor para um almoço, se considerava saudável; enquanto aquela mulher doente que irrompeu em casa onde não era convidada e feita descarada pelo desejo de saúde e se aproximou do Senhor, não perto da cabeça nem das mãos mas, mas dos pés. Os lavou com as lágrimas, os enxugou com os cabelos, beijou-os e perfumou-os e, assim a pecadora fez as pazes com os Passos do Senhor. O fariseu, que se sentava naquela mesa, que se acreditava saudável, reprovou o médico dizendo consigo: ‘se este fosse profeta, sabia quem é a mulher que lhe toca os pés’. Ele pensava que o Senhor não a conhecia porque não a expulsou, para evitar que as mãos imundas O tocassem. Mas o Senhor a conhecia e permitiu que O tocasse para que aquele contacto a curasse. Lendo no coração do fariseu, o Senhor lhe propôs esta parábola: (…) era como se lhe dissesse tu estás mais doente do que esta e pensas ser saudável; na verdade és mais debitor do que ela. Bem mereceu esta mulher a medicina porque nela não tinha fingimento e porque confessou os seus pecados”[2].

É um toque que a mim me tocou profundamente ao ler e meditar… É um toque transformador não só para a mulher que muda a forma de viver dela mas também é uma lição para o fariseu. De ‘intrusa’ sem ser convidada e nem digna de estar ali, faz o acolhimento a Jesus, acolhendo-O no coração sem duvidar quem é Ele. Pede perdão e lhe é dado tão abundantemente. E, ao ver Jesus que acolhe, perdoa, ensina e nada lhe é indiferente, nem os nossos pensamentos, nem os nossos sentimentos e nem sequer os gestos legalmente proibidos mas dados ou os que basicamente devidos mas, não dados, agradeço e peço com toda a minha alma: Ó Deus, toca, perdoa e molda meu coração e as minhas atitudes para que Te acolham a Ti e aqueles que Tu me dás para eu acolher, em Teu Nome!

Ir. Arta Izabel, op

[1] NOVO TESTAMENTO, interlinear Grego-Português, tradução de João Ferreira de Almeida, Sociedade Bíblica do Brasil, Barueri – SP, 2016.

[2] AGOSTINO DE HIPONA, Comento al Vangelo e alla Pima Epistola di San Giovanni, Città Nuova Editrice, Roma, 1968, Omelia, VII, 19.


Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23