DOMINISMISSIO: O tempo certo...

Dominismissio 2019
Há vários anos que sou convidada para esta atividade, mas não tenho conseguido ir. Este ano senti que devia ir e por isso inscrevi-me antes que surgissem outros compromissos. Sabia mais ou menos em que consistia por testemunhos de algumas pessoas, mas houve situações e emoções que eu não estava à espera de vivenciar.
No primeiro dia estive no Coeiro (uma instituição que acolhe crianças que são tiradas aos pais). Quando soube que ia fiquei preocupada. Questionava-me sobre o que é que devia fazer e dizer por serem situações complicadas. Tinha medo de não estar à altura do desafio. Nesse dia fizemos algumas atividades com as crianças da parte da manhã e da parte da tarde brincámos com elas. Embora só lá tenha estado um dia senti que estávamos a fazer a diferença. O que aquelas crianças mais precisavam era de carinho e atenção e era para isso que lá estávamos. 
Estive também a fazer missão nos bairros do Alandroal. Cantámos e batemos de porta em porta para convidar as pessoas para a missa. A algumas pessoas também as convidámos a rezar. Num dos dias que estive nos bairros estava a chover, mas isso não nos impediu de fazer missão. Todo o grupo mantinha a energia e continuava a cantar. Senti que as pessoas quando abriam a porta tinham algum medo por não saberem quem eramos, mas quando viam que estávamos acompanhados por uma freira ficavam mais descansadas.
Também estive em dois lares de idosos. A missão dos lares incluiu, além de cantar, o diálogo com os idosos. Muitos vivem em grande dor que pode não ser apenas física. Houve situações que eu não sabia o que responder ou como comunicar com a pessoa, por isso optava por estar ali ao pé a fazer companhia. 
Senti que foi uma experiência que me fez crescer como pessoa. Fez-me sair da minha rotina habitual e entregar-me aos outros para que se sentissem o melhor possível.
Ana Mercês

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23