1º Domingo de Advento: Mochila
“De um ou outro modo, todos participarão no movimento de Maria, da Anunciação à Visitação. Todos se levantarão e partirão apressadamente. Porque de levantamento se trata. Da pequena casa de Nazaré, aí foi Maria, até à montanha da Judeia, à casa de Isabel. Transportava Jesus, que a transportava a ela. Jesus que não deixa parar quem o continua a receber, como a semente se levanta do chão e cresce e dá fruto para todos” Assim começa D. Manuel Clemente, Cardeal Patriarca no texto de início das catequeses de preparação das JMJ 2023!
Também nestes tempos complicados de confinamento, muitos se levantam e partem apressadamente, para passar o confinamento em casa, para ir trabalhar. Nunca o texto e o exemplo de Maria me pareceram tão atuais!! Também o Evangelho de Mateus (Mt 24, 37-44), que nos convida a estar preparados, hoje tem uma atualidade espantosa, em tempos de crise e insegurança temos de ser cautelosos! Por isso te entregamos a MOCHILA.
Que precisas para as JMJ e para caminhares connosco (pjvIDSCS) neste Advento?
Que vais colocar nela?
Que te é indispensável para partires? Para estares preparados?
Lembra-te, “Apressadamente, mas não ansiosamente, como o Papa Francisco fez questão de lembrar, porque Jesus já o temos. E a pressa é reparti-lo, (…)” é levá-lo aos outros! Mesmo na tua dúvida, na tua falta ou crise de Fé, podes caminhar na certeza que experimentaste em algum momento da tua vida!!! Podes caminhar na seriedade da esperança, que a “noite escura”, a saudade, ou a dúvida são a consequência de momentos ou de pessoas que nos levaram à paz, à fé, ao amor, à felicidade, de momentos em que tocámos Deus!
Está preparado, faz a mochila, e parte, dentro do confinamento, parte… Faz aquele telefonema ao colega, ao tio, à tua avó para ouvires 10 vezes a história que já conheces; Ajuda o teu irmão a fazer as tarefas, mesmo sabendo que terás de ter uma paciência infinita; Ou que tal ires às compras para o teu vizinho da frente que está confinado? E porque não comprares da tua mesada uns chocolates para os filhos dele? De certeza que encontrarás muitas maneiras de viver a missão!!! Usa a tua criatividade e conta-nos, (nas redes sociais ou em mensagem privada, se desejas que publiquemos de forma anónima) pois podes assim, encorajar outras pessoas a fazer o mesmo!
Equipa pjvIDSCS
Comentários
Enviar um comentário