#1 Dominishare: Recicla-me!


ID da reunião: 229 805 7626
Senha de acesso: Oracao

  Cântico: Igreja Reunida (Maria)  
Já se ouvem nossos passos a chegar,
já se ouvem nossas vozes de alegria
neste dia que é uma benção para a Igreja reunida,
Jesus Cristo nos congrega e faz irmãos.

Como são belos os pés que anunciam a paz
e as mãos que repartem o pão.
Na refeição do cordeiro, da palavra, vinho e pão
somos o povo de Deus em comunhão

Todos vós que tendes sede, vinde beber da fonte da verdade.
Saciai a vossa fome, sem pagar vinho nem pão.

  Ato Penitencial (Aveiro)  
Refrão: As misericórdias do Senhor, para sempre cantarei (bis)
Pelas vezes em que a nossa vocação missionária de abençoar, levantar, curar e libertar foi enfraquecida pelo nosso egocentrismo, demovendo-nos de anunciar a paz e iluminar e contagiar a vida dos outros.
Refrão: As misericórdias do Senhor, para sempre cantarei (bis)
Pelas vezes em que a nossa conduta consumista e ação violenta e descuidada impossibilitou a escuta dos gritos e desequilíbrios dos pobres, e da Terra, que geme e sofre constantemente.
Refrão: As misericórdias do Senhor, para sempre cantarei (bis)
Pelas vezes em que rejeitamos a justiça e paz, geradoras de harmonia, em prol da desordem e da prepotência do poder, rompendo com a humanidade e com a natureza.
Refrão: As misericórdias do Senhor, para sempre cantarei (bis)

  Primeira Leitura  (Sb 6,12-16) (Margarida Bailão)  
Leitura do Livro da Sabedoria
A Sabedoria é luminosa e o seu brilho é inalterável; deixa-se ver facilmente àqueles que a amam e faz-se encontrar aos que a procuram.
Antecipa-se e dá-se a conhecer aos que a desejam.
Quem a busca desde a aurora não se fatigará, porque há-de encontrá-la já sentada à sua porta.
Meditar sobre ela é prudência consumada, e quem lhe consagra as vigílias depressa ficará sem cuidados.
Procura por toda a parte os que são dignos dela: aparece-lhes nos caminhos, cheia de benevolência, e vem ao seu encontro em todos os seus pensamentos.

Palavra do Senhor.

  Salmo Responsorial (Sl 62)  (Joel)  
R. A minha alma tem sede de Vós, meu Deus.

Senhor, sois o meu Deus: desde a aurora Vos procuro.
A minha alma tem sede de Vós.
Por Vós suspiro,
como terra árida, sequiosa, sem água.

Quero contemplar-Vos no santuário,
para ver o vosso poder e a vossa glória.
A vossa graça vale mais que a vida;
por isso, os meus lábios hão-de cantar-Vos louvores.

Assim Vos bendirei toda a minha vida
e em vosso louvor levantarei as mãos.
Serei saciado com saborosos manjares
e com vozes de júbilo Vos louvarei.

Quando no leito Vos recordo,
passo a noite a pensar em Vós.
Porque Vos tornastes o meu refúgio,
exulto à sombra das vossas asas.

  Segunda Leitura (1Ts 4,13-18) (Ana Rita)  
Leitura da Primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Tessalonicenses
Não queremos, irmãos, deixar-vos na ignorância a respeito dos defuntos, para não vos contristardes como os outros, que não têm esperança.
Se acreditamos que Jesus morreu e ressuscitou, do mesmo modo, Deus levará com Jesus os que em Jesus tiverem morrido.
Eis o que temos para vos dizer, segundo uma palavra do Senhor:
Nós, os vivos, os que ficarmos para a vinda do Senhor, não precederemos os que tiverem morrido.
Ao sinal dado, à voz do Arcanjo e ao som da trombeta divina, o próprio Senhor descerá do Céu, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.
Em seguida, nós, os vivos, os que tivermos ficado, seremos arrebatados juntamente com eles sobre as nuvens, para irmos ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
Consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

Palavra do Senhor.

  Cântico: Aleluia Cantai ao Senhor (Ir. Glória)  
Aleluia, Aleluia 
Aleluia, Aleluia 
Aleluia, Aleluia, Aleluia.

A palavra de Deus é vida!
A palavra de Deus é pão!
Pão que mata a fome de amor 
Aleluia Glória ao Senhor.

REFRÃO

  Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus  
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos a seguinte parábola:
«O reino dos Céus pode comparar-se a dez virgens, que, tomando as suas lâmpadas, foram ao encontro do esposo. Cinco eram insensatas e cinco eram prudentes. As insensatas, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo, enquanto as prudentes, com as lâmpadas, levaram azeite nas almotolias. Como o esposo se demorava, começaram todas a dormitar e adormeceram. No meio da noite ouviu-se um brado: ‘Aí vem o esposo; ide ao seu encontro’. Então, as virgens levantaram-se todas e começaram a preparar as lâmpadas. As insensatas disseram às prudentes: ‘Dai-nos do vosso azeite, que as nossas lâmpadas estão a apagar-se’. Mas as prudentes responderam: ‘Talvez não chegue para nós e para vós. Ide antes comprá-lo aos vendedores’. Mas, enquanto foram comprá-lo, chegou o esposo. As que estavam preparadas entraram com ele para o banquete nupcial; e a porta fechou-se. Mais tarde, chegaram também as outras virgens e disseram: ‘Senhor, senhor, abre-nos a porta’. Mas ele respondeu: ‘Em verdade vos digo: Não vos conheço’. Portanto, vigiai, porque não sabeis o dia nem a hora». 

Palavra da salvação.

  Oração Universal (Inês)  
R. Escuta, Senhor, a nossa prece!

Senhor nosso Deus, Pai de todos os povos da Terra, 
a quem deste a Terra que habitamos, 
para que a cultivassem e guardassem, 
escuta a nossa prece!

Abençoa o Papa Francisco, arauto incansável 
na defesa da nossa casa comum 
e, com ele, reúne toda a Igreja na unidade e no esforço 
de uma radical conversão ecológica.

Desperta os bispos e os párocos para o dever 
de transmitirem nas suas comunidades 
as mensagens da Alegria do Evangelho, da Alegria do Amor e da Laudato Si’
voz profética e evangélica para os nossos dias.

Acorda os governantes, os economistas, as universidades 
para a urgência de outro modelo de desenvolvimento, 
que respeite os recursos naturais do planeta, 
sirva o bem comum e salvaguarde as gerações vindouras. 

Faz ouvir o clamor da Terra, dos pobres e dos sem trabalho, 
dos migrantes em fuga, na busca de pão e de paz, 
dos idosos esquecidos, dos doentes e dos jovens com direito a um futuro. 

Desperta a nossa comunidade para novos estilos de vida, 
inspira-nos o cuidado da tua criação, a sobriedade na alegria. 
Aumenta a fé dos que sofrem a provação da descrença e da dúvida. 
Ensina-nos a caminhar juntos e a viver a Eucaristia como um ato de amor “sobre o altar do mundo”!

Para que cada um de nós, chamado à vida e à santidade, 
seja fiel ao caminho que o Senhor lhe propõe 
e dê o devido apoio à vocação do seu próximo, 
hoje, pelas vocações de especial consagração, por todos os seminaristas e casas de formação.

  Cântico: Espírito de Amor (Natália)  
O amor que o Espírito me dá, a força que tem p’ra mudar,
quando me afasto ensina-me a caminhar,
a minha vida nas mãos de Deus quer ficar.
sol da minha vida, quantas vezes me senti perdido,
cego na escuridão, sem encontrar um caminho.

Vem Espírito de amor Ilumina a minha vida,
vem encher de calor esta alma sofrida.

O fogo que desceu do céu, mostra como falar de Deus
sem medo, sem vergonha eu quero gritar,
Senhor, meu Deus, a Ti sempre quero amar.
Sinto a Tua força, enches-me com a Tua paz,
sei que estou seguro que sempre me guiarás.

  Cântico: Santo (Aveiro)  
Santo, santo,
Santo é o Senhor, Deus do Universo
Cheios estão os céus e a terra
da Tua glória, Hossana.

Hossana, hossana, hossana nos céus (bis)

Bendito o que vem em nome do Senhor,
Hossana nos céus, hossana

  Cântico: Cordeiro de Deus  (Ir. Gertrudes)  
Cordeiro de Deus que tiras o pecado do mundo
Tem piedade de nós (Tem piedade de nós)
Tem piedade de nós (Tem piedade de nós)
Tem piedade de nós (Tem piedade de nós)
Tem piedade de nós

Tem piedade de nós…
Dá-nos a Tua paz…

  Cântico: Grão de trigo  (Ana Isabel)  
Se o grão de trigo não morrer na terra
‎É impossível que nasça fruto.
‎Aquele que dá a sua vida aos outros
‎Terá sempre o Senhor

‎Felizes seremos nós na pobreza
‎Se em nossas mãos opera o amor de Deus
‎Se nos unirmos à esperança
‎Se trabalharmos por fazer o bem.
‎Felizes seremos nós na humildade
‎Se como crianças soubermos viver
‎A terra será a nossa herança, a nossa herança.

  Cântico: Eu não sou nada (Aveiro)  
Eu não sou nada e do nada nasci,
mas Tu me amas e morreste por mim;
em frente à cruz eu só posso exclamar:
eu sou Teu, eu sou Teu!

Toma meus braços, Te peço,
toma meus lábios, Te amo,
toma minha vida,
ó Pai, eu sou Teu, eu sou Teu.

Quando de joelhos eu Te olho Jesus,
vejo Tua grandeza e minha pequenez.
Que posso eu dar-Te, eu apenas, meu ser,
eu sou teu, eu sou Teu.

  Cântico: Hino da Madre Fundadora (Ir. Alzira)  
Ouvi esta história de verdade
De quem é pra todos um exemplo
Ternura, pura entrega e felicidade
Alguém que com o bem fez o bem sempre!
Entrega a sua vida a uma missão
Tecida toda d’alma e d’esperança
Às m’ninas pobres dá o coração
Para si o amor nunca descansa…

Madre Teresa de Saldanha
Sereis sempre, senhora, um exemplo
Feliz mil vezes, feliz
Por fazer bem, o bem sempre.
Madre Teresa de Saldanha
Tudo em vós nos aquece e abraça
Para sempre agradecidos
Ao Senhor damos graças!

Criança em berço de amor nascida
Menina que diz ter em si o céu
Senhora de Deus e em Deus envolvida
Doando tudo o que a vida lhe deu.
Mulher que batalhou com alegria
Por causas e vontades em que queria
Contra ventos, contra leis, contra marés
Senhora eis-nos gratos aos teus pés…

REFRÃO

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23