Rezar pelos Seminários hoje?

EVANGELHO Mt 25, 1-13

«Aí vem o Esposo: ide ao seu encontro»

Já não sei contextualizar, a terra ou a pessoa, mas sei que falava de rezar pelos sacerdotes, pelas vocações de especial consagração, sem nunca esquecer a família e cada vocação como chamada de Deus! Mas voltando à história, eu com a pica toda sobre a vocação sacerdotal e o adulto que estava comigo, responde qualquer coisa do género, nunca rezei, nem rezo, eles já tem vida boa que chegue. Imagino que fiquei azul, respirei fundo e assumi que tinha mais sujeitos para catequizar, do que eu pensava... 

Infelizmente, falta-nos muito a noção de um todo, como um corpo em Igreja! Falta-nos perceber o que é missão e o que é serviço... E é aos de dentro que isto é mais necessário! Rezar pelo outro pode ser uma forma de cumprir o preceito do Senhor, "amai-vos uns aos outros, como eu vos amei"! Porque Deus não me pede que goste ou seja amigo de todos, mas que reze! Rezar é a primeira obrigação de ser Igreja, quando nos batizam a comunidade é convidada a rezar por nós e a acolher e alegrar-se com o nosso nascimento para a fé!!! 

Este episódio do Evangelho de hoje é estranho à nossa cultura ocidental, trata-se do casamento judaico. Recordo-me que em pequena ficava centrada nas Virgens prudentes, que eram egoístas e não partilhavam o azeite. A vida ensinou-me que cada um é único, é chamado a uma missão e a vivê-la de forma única, mesmo quando os rituais, as roupas parecem anular a diferença! 

O Sacerdócio de alguém é dom e serviço para todos. Em cada missão, em cada situação, somos convidados a estar preparados para o encontro mais importante da nossa vida! Estar preparado, ou ter as malas feitas, como uma Irmã muito especial dizia, leva-nos a este zelo pela casa comum, mas também a Igreja, na sua dimensão universal, com o Papa ou na nossa paróquia! 

Então rezemos hoje por todos os que o Senhor chama a uma vocação de especial consagração, nomeadamente, ao diaconado e ao sacerdócio e também por todos os formadores e todas as casas de formação! 


Ir. Flávia Lourenço, op


Prece pelos Seminários: 

Rezemos ao Senhor da Messe por todos os Seminários, equipas formadoras e seminaristas para que o Senhor os fortaleça e os anime no desempenho das funções e ponham toda a sua confiança no Senhor.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23