Fazer o bem sempre e onde seja possível!
Pus-me o desafio de escrever sobre a Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena para celebrar o aniversário da sua fundação, que ocorreu a 13 de novembro de 1868.
E vou começar por falar um pouco sobre Teresa de Saldanha, a sua fundadora. Teresa de Saldanha nasceu em 1837 no seio de uma família nobre que lhe providenciou com tudo de bom, desde a orientação educacional à religiosa. Desde pequena que Teresa se preocupou com a pobreza, tendo por detrás, uma grande influencia de sua mãe, e daqui surgiu a sua devoção a Deus e serviço aos pobres.
Em 1864, Teresa sofreu uma doença que a levou a uma intervenção cirúrgica que a fez perceber que rumo teria de seguir dali para a frente e, assim, expressou a sua vontade de querer ser religiosa e de ingressar nas Irmãs da Ordem Terceira de S. Domingos, em Stone/Inglaterra, a alguns membros da sua família. Nesta altura o seu pai opôs-se à sua saída do país e aqui Teresa sentiu o chamamento de Deus para fundar uma congregação em Portugal.
Em 1866, tendo em conta as suas restrições, teve de permanecer em Portugal e enviar duas jovens para Inglaterra para o seu Noviciado e, a 13 de novembro de 1868, aquando do regresso das irmãs, Teresa de Saldanha fundou a Casa Mãe da congregação, a Casa de S. José, situada nas Portas da Cruz, Bairro de Alfama, em Lisboa.
Hoje, a sede da Congregação situa-se em São Domingos de Benfica, em Lisboa, e o seu lema programático é “Fazer o bem sempre e onde seja possível.”. Desde a sua fundação, a congregação abriu diversas casas em Portugal Continental e Insular, Albânia, Angola, Brasil, Moçambique, Espanha, E.U.A. e Timor Leste.1
E é isto que hoje celebramos, que eu celebro no meu coração, a vontade e fé inalcançáveis de uma mulher que enfrentou os desafios e que criou uma Congregação que ainda hoje dá frutos! Uma Congregação pela qual tenho um carinho especial porque através de grupos de jovens e de atividades de voluntariado me foi ensinando valores que me ajudaram a crescer e que em parte moldaram a pessoa que sou hoje.
Inês Borralho
_______________________________
1http://www.dominicanas-scs.pt/
Parabéns Inês!
ResponderEliminarTesto muito,profundo.
Gostei imenso.
Beijinhos