Aleluia! Cristo vive!

Na Ordem dominicana há uma tradição, em que na celebração da Vigília Pascal o prior anuncia aos "Irmãos" e ao povo de Deus: Meus Irmãos e Irmãs tenho uma grande notícia voltou o "Aleluia"! Recordo-me deste pormenor nas poucas vezes que pude participar no Convento de Cristo Rei, em Lisboa! Realmente, hoje, na Sé de Aveiro, com as imponentes vozes no Aleluia, lembrei-me deste item, voltou o Aleluia! E se ficamos pela palavra parece um devaneio, mas sem, entrar em significados profundos para a palavra, o Aleluia é essa aclamação de alegria, que quando estou distraída, me lembra que vem o Evangelho, a "Boa nova", a oportunidade de me abrir a Deus feito palavra! 

E na Páscoa faz tanto sentido este louvor a Jesus e ao Jesus que se disse! Que foi e é última palavra de Deus! Ao preparar a Vigília Pascal caminhei com Dom António Couto, e deixo aqui um excerto da sua reflexão:

" «Este é o Dia que o Senhor fez!» (Salmo 118,25). Aleluia! Este é o Dia que o Senhor nos fez! Aleluia! Este é o Dia em que o Senhor nos fez! Aleluia! «Por isso, estamos exultantes de alegria» (Salmo 126,3). Aleluia!

Este é o Dia em que desfiamos com amor o rosário das tuas maravilhas, tantas elas são, percorrendo a avenida das tuas Escrituras desde a Criação até à Páscoa, desde a Páscoa até à Criação. Tanto faz."[1] – Achei esta expressão tão bonita que até a partilhei com uma das Irmãs! O rosário das tuas maravilhas e a avenida das tuas Escrituras, realmente esta Vigília é todo esse caminho desde o primeiro ser humano a este hoje que se prolonga na eternidade para a qual Jesus nos abriu as portas!

E a leitura de domingo, lança-nos neste desconcerto, que durante anos se ignorou ou com o qual se teceram ironias e piadas sem graça, porque para muitos é incompreensível este papel da mulher! Jesus andou vinte séculos à nossa frente, para não dizer vinte um! Jesus porque Deus, porque amor… Porque se Deus na Cruz, aparece, responde, valoriza o amor, por isso são estas mulheres, é Madalena, inquieta, que quer embalsamar tocar o seu Senhor, que é tocada, sem poder tocar, porque a realidade é outra, e porque recebe em abundância, é enviada, sente-se impelida a anunciar… Sem se lembrar que a sua sociedade não a acha credível por ser mulher!

Que também nós nos deixemos encontrar, chamar… (Jo 20,1-9)



[1] https://mesadepalavras.wordpress.com/ - Leiam o texto do sábado Santo que é lindíssimo!

Comentários

  1. E uma maneora " nova do significado do Aleluia ... e assim mais viver mais aprender....

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23