Sábado Santo: O silêncio e a esperança

Nem sei se a maioria de nós sabe o que é o silêncio... 

O vazio, o nada, a ausência de sons... Alguns procuram-no na meditação, mas entoam mantras para atenuar o ruído exterior... O silêncio... acho que nestes anos de vida o encontrei umas 3 vezes e me assustou... 

De uma antiga homilia de Sábado Santo (Ofício de leituras)

Um grande silêncio reina hoje sobre a terra; um grande silêncio e uma grande solidão. Um grande silêncio, porque o Rei dorme; a terra estremeceu e ficou silenciosa, porque Deus adormeceu segundo a carne e despertou os que dormiam há séculos. Deus morreu segundo a carne e acordou a região dos mortos. 

Vai à procura de Adão, nosso primeiro pai, a ovelha perdida. Quer visitar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte. Vai libertar Adão do cativeiro da morte, Ele que é ao mesmo tempo seu Deus e seu Filho. (...) Eu sou o teu Deus que por ti Me fiz teu filho, por ti e por estes que nasceram de ti; agora digo e com todo o meu poder ordeno àqueles que estão na prisão:

‘Saí’; e aos que jazem nas trevas: ‘Vinde para a luz’; e aos que dormem: ‘Despertai’.

«Eu te ordeno: Desperta, tu que dormes, porque Eu não te criei para que permaneças cativo no reino dos mortos. Levanta-te de entre os mortos; Eu sou a vida dos mortos.

Levanta-te, obra das minhas mãos; levanta-te, minha imagem e semelhança. Levanta-te, saiamos daqui; tu em Mim e Eu em ti, somos um só.”

In (In sancto et magno Sábbato, Sec. IV); II Leitura do Ofício de Leituras

Com a confiança e a esperança neste Deus trinitário que não nos abandona, enfrentemos os nossos silêncios: 

«Meu Deus, aqui me tens aflito e retirado

Como quem deixa à porta o saco para o pão.

Enche-o do que quiseres. Estou firme e preparado.

O que for, assim seja, à tua mão

Tua vontade se faça, a minha não» 

Vitorino Nemésio


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23