Domingo da Misericórdia!


II Domingo da Páscoa – Divina Misericordia

A decreto do Papa São João Paulo II, o segundo Domingo do tempo pascal é dedicado a Cristo Misericordioso. O Evangelho de hoje, Jo 20 19-32 é belíssimo! Na manhã desse primeiro dia da Semana Jesus ressuscita, está com Madalena; à tarde aparece aos discípulos, com uma saudação muito judaica, "a Paz esreja convosco". Ainda nessa tarde lhes envia o Espírito Santo! É assim uma versão rápida do tempo Pascal! 

Convém notar que graças à falta de fé de Tomé,  nós todos somos chamados de felizes, porque acreditamos sem ver! Mas também para nós se dirige esta saudação, a "Paz esteja convosco" e é repetida até que o nosso coração esteja em paz! A Paz de Jesus é esta que nos interprela, que nos leva a sair de nós a preocupar-nos com os outros, a lutar pelo outros e se for preciso a lutar pela justiça, pelo direito à vida, à dignidade... E a lutar na força do Espírito Santo, na força, que nos mantém a paz no coração! 

A misericórdia é muito mais do que ajudar, a misericordia é a “Encarnação”, o sofrer com o outro, fazendo minhas as suas dores. Misericórdia é até, em muitos casos, sofrer pelo outro, muitos pais e mães tiveram ocasiões em que desejaram ter aquela doença, ou aquela dor que atormenta o seu pequenino. Mesmo sem ser mãe confesso que em plena verdade do que sou muitas vezes desejei e pedi a Deus o sofrimento de uma criança! A misericórdia é sofrer pelo outro e isso é a “Redenção”! 

Descobrir Deus como amor, como Misericórdia é o o bjetivo de todos os textos joaninos e tomando a parte pelo todo será o objetivo ultimo de toda a Biblía; levar ao encontro deste Deus amoroso que nos ama duma forma inexplicável. Contudo na nossa natural limitação e tendência para o pecado, muitas vezes, projetamos para Deus as nossas carateristícas, um Deus que castiga, em que tudo o que é bom parece que é negativo (ou engorda ou é pecado). E ainda hoje nos custa a entender que Jesus é Amor! E o que isso significa!

Por isso Deus insiste em que o conheçamos como Misericórdia. No século XIV Catarina de Sena, leiga dominicana, intui na pregação de São Domingos o amor infinito de Deus e a preocupação pela dignidade da pessoa. Catarina descobre a Misericórdia infinita do amor de Deus, numa mística com algumas caraterísticas do seu tempo, mas com uma modernidade que a faz atual. A “Virgem de Sena” entre outras formas de oração sente a necessidade da Oração de intercessão/ de súplica pelos pecadores, descobrindo como vontade de Deus esta missão.

Na sua obra prima, o Diálogo conversa com Deus Pai que lhe ensina várias coisas (ela tem vários escritos, a maioria cartas), embora fosse analfabeta. No dia de hoje a imagem que traduz esta misericórdia foi pintada pela Santa Faustina Kowalska em Płock, na Polónia, Jesus Cristo apareceu, no século XX e pediu-lhe que retratasse o modelo que via, “com a inscrição: Jesus, eu confio em Vós.”

Contudo, para este domingo e para a reflexão desta semana deixo-vos umas frases deste Diálogo de Catarina com Deus! Referindo-se a Jesus: “Oh Louco de amor! Não te foi suficiente nascer, quiseste até morrer, desceste à mansão dos mortos, de lá retirando os antigos pais, a fim de realizar neles a verdade e a misericórdia. (…) Vejo que a misericórdia te obrigou a conceder mais coisas ainda aos seres humanos: ficaste como alimento!(…) Quem faz tudo isso? Tua misericórdia. (…) para qualquer lado que me volte, só encontro misericórdia[1]

Que saibamos acolher a Misericórdia de Deus e vivê-la para nós e com os outros, sabendo aceitar os seus avanços e recuos, como Jesus caminhou ao ritmo de Tomé e, caminha ao nosso ritmo! Boa semana!  

Pela equipa de pjvIDSCS, Ir. Flávia Dores, op



[1] Santa Catarina de Sena, O Diálogo; 1ª parte, nº 13


Comentários

  1. muitas vezed lemos os nossos Santos e nao fazemos ligacao com os mais recentes Gostei da misericordia do ponto de vista de santa catarina ...e agora de Santa Faustina. lindas meditacoes. obrigada por esta ajuda espiritual bjs ir
    Isabel

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23