JMJ - Eu vou já amanhã

O grupo de Portugal, onde me incluo, sai, dia 19, de manhã, prevendo a chegada ao Panamá na madrugada de Domingo. As JMJ começam na terça, como costume antes da chegada do Papa, que acontecerá na quarta. Segundo a Eclesia, "a organização da 34.ª Jornada Mundial da Juventude espera 200 mil jovens de mais de 150 países.
Segundo dados do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, vão participar 318 portugueses de 12 dioceses e quatro movimentos, incluindo seis bispos e 30 voluntários."
Estas Jornadas, as primeiras na América Central, tem a temática mariana, "Eis aqui a Serva do Senhor". Marcadas segundo as características do país que as recebe, e não segundo o calendário europeu, como estávamos habituados. Poderá esta mudança ser indicativa de outras? Apenas vamos observando que o Papa Francisco consegue ser criativo e fiel ao Espírito Santo. 
Segundo o Bispo, D. Kevin Farrell, à Eclesia, em relação aos jovens "esperamos aprender a sua vontade, juntamente com o seu profundo senso de fé, que os faz viver". 
assinala o sentido de fé das novas gerações, “muito unidos a Deus”.
As JMJ surgiram com São João Paulo II, após um encontro no Ano Internacional da Juventude, em Roma, em 1985. Tornam-se o acontecimento mundial que mobiliza mais jovens, um evento de massas, um evento que marca, que implica um antes, uma caminhada, uma preparação e um pós, um acompanhamento, uma continuidade. 
Procurando viver a dimensão de serviço como Maria me disponho a viver estas Jornadas, levando no coração muitos rostos e intenções. 
Ir. Flávia Lourenço, op



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os Reis Magos

Quarta-Feira de Cinzas - Quaresma