JMJ: TEMPO DE CONVERSÃO
Hoje no dia da conversão de São PAULO, o programa da JMJ põe a tónica no sacramento da Reconciliação, foi com estas ideias que, D. Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa explicou que hoje em vez de catequese é missa, a Eucaristia começa com a Liturgia da Palavra, a homilia e a catequese são em simultâneo, ao que se segue a Reconciliação para todos os que queiram reconciliar-se.
A catequese centrou-me em Saulo, que estava morto e provavelmente "São Paulo até concordou com a morte de Cristo, é tomado por Jesus. Mas a conversão é ser apanhado por Cristo.
Não vos dá que pensar que tão longe, noutro continente, noutra língua estejamos aqui pelos mesmos motivos de São Paulo?" - Questionou-nos o Senhor Cardeal, afinal hoje é o dia da Via Sacra, de fazer caminho com Jesus! E depois da Eucaristia terminámos com foto e muita alegria..
Cada dia tem sido diferente e único... Como o tempo começa a escassear... Almoçamos rápido, mas bem animados e o grupo de Aveiro foi ao Panamá Velho, onde as ruínas comprovam a existência de 7 conventos... E as imagens explicam melhor que as palavras:
Depois viemos para a Via Sacra e viria um dos episódios que marcou a dimensão de conversão deste dia... Estávamos lado a lado e iniciamos conversa, eu portuguesa, ela colombiana. Contei que era religiosa e portuguesa, no ano passado o Mestre Geral dos Dominicanos tinha pedido para em Dezembro ser o mês Dominicano para a Paz e que a Colômbia foi o país escolhido. É que continuava a rezar, falámos da Colômbia e de Fátima. Contou-me que andava completamente perdida na vida, no 13 de Maio, passou numa Igreja ouviu um cântico a Maria, entrou e encontrou uma mãe e Jesus, ambas nos comovemos. A vida pode mudar, podemos ser felizes... E lembrou-me que a perseguição leva as pessoas a escolherem: ou quentes ou frias. Bem hajas pela tua partilha, minha irmã colombiana. A harmonia de toda a Via Sacra, a evocação dos Santuários marcianos dos países da América Central, porque os nomes são muitos, mas é a mesma mãe de todos, que nos leva a Jesus.
Termino com a frase do Papa Francisco: "Que Jesus vos acompanhe e que Maria vos cuide."
Comentários
Enviar um comentário