"São João. São João, dá cá um balão..."

Adicionar legenda

É esta uma parte do refrão, da marcha "São João bonito", de Isabel Vitorino. Cresci a festejar o Santo António e na educação piedosa de minha mãe aprendi a ver Santo António como o Frade que amava Jesus e que era muito mais que as quadras populares... Quanto a São João na minha cabeça era o Evangelista, autor de páginas do Evangelho de suma beleza, em vez do "Batista", vestido com peles de animais e a comer gafanhotos! 

 São João Batista viveu de forma apaixonada o desejo de conversão em si e que pregava ao povo e até ao rei e à sua consorte, o que lhe custou a cabeça, isto é a vida!!! São João apaixonou-se pelo Deus de seus pais, batizou Jesus, encaminhou os discípulos para Jesus, mas, possivelmente, nesta terra não encontrou o "abbá",  o paizinho de Jesus! 

Só há pouco tempo percebi o que é os balões de São João, no Porto, poluentes, mas lindíssimos... Desejo  que hoje cada um salte a fogueira, das dificuldades, do medo, do ressentimento, da incerteza, da dúvida. E deixe o seu coração subir ao céu da confiança, de querer descobrir o projeto de Deus, mesmo quando a faturação continua nula, as contas aumentam; A média baixou, por causa do trabalho de grupo e dos colegas; Ou a exaustão parece toldar o cérebro... Que não percamos a cabeça, mas a ergamos ao alto, procurando seguir o balão de São João, porque em cada crise... Quando as portas se fecham... "Deus abre sempre uma janela"!  

Ir. Flávia Lourenço, op


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os Reis Magos

Quarta-Feira de Cinzas - Quaresma