4º Domingo do Advento: Bíblia

(Lc 1, 26-38)

Há quem ache a Biblía um livro violento, cheio de guerras e maldades! Esta visão mostra um desconhecimento imenso! A Biblía é um mundo, uma biblioteca riquissíma! Cada livro isolado é fantástico, embora nalguns seja imperioso entender uma linguagem escrita há mais de 4000 anos, traduzida e entender o contexto que difere do nosso de todas as formas possíveis! Há quem diga que cada um pode interpretar como quiser… Isso não é verdade para livro nenhum, o texto tem uma estrutura e todas as estruturas tem limites assinalados, de forma mais ou menos visíveis! Mas a Biblía é mais uma daquelas situações em que “o todo é muito maior que a soma das partes”.

Olhando a Biblía como um todo percebemos como este Deus nos ama, deseja e espera! Se o Natal é o resultado de uma promessa ao povo do Senhor (cf. 2Sam 7, 1-5.8b.14ª.16), o Messias de Deus nunca encaixou na moldura que o povo de Israel idealizou! Tal como não encaixa hoje! Continuamos a querer um Cristo Rei, cheio de honras e glórias e não vemos o Cristo encarnado no refugiado, no migrante! O nosso Deus ama-nos tanto, que tal como superou e muito as expetativas de Israel, supera as nossas! E nós? Continuamos com medo, desconfiados! Se calhar falta-nos perguntar a Deus, como é isso? Tu amas-me mesmo?  Assim continuamos com os temores: “Ai Quando morremos ficaremos no purgatório a purificar, não somos perfeitos!” É tão difícil acreditar na frase de Cristo: “Vou preparar-vos um lugar”. Como acreditar no Evangelho de hoje? Esquecemo-nos que o que é impossível aos homens é possível a Deus (cf L1,37)!

Só pode com Maria dizer: “Eis a serva do Senhor”, aquele que como ela acredita, confia, assume as dúvidas e pergunta! O diálogo, no verdadeiro sentido da Palavra implica confiança! Ser como Maria é esperar o Menino, mas caminhar ao encontro de Isabel!

Esperamos o Menino? Na verdade é Ele que nos espera desde a eternidade!


DESAFIO: Escolhe um versículo da Biblía que gostes ou abre ao calhas e escolhe um versículo aleatóriamente!

Partilha nas redes sociais e nomeia 3 amigos para também fazerem uma pausa com a Bíblia!!!

 

Equipa pjvIDSCS

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23