Natal: Menino
"E nesta noite, um Menino nos foi dado."
Nos cantos tradicionais, ou nos cantos liturgicos de NATAL, é frequente expressões como, "nesta noite venturosa", "noite de alegria" Todas estas expressões nos querem transmitir a mensagem mais simples e complicada da tradição católica, Deus fez-se carne, fez-se bebé por amor!
E todos nós, pelo menos os cristãos aceitamos e fetejamos, alguns até agradecemos este dom! Claro que a encarnação, que Catarina de Sena chama de loucura, "o Criador fez-se criatura", "Deus é um louco por amor" é esta inversão dos papéis! Nós anuímos, que entendemos, mas choca-nos e ou queremos enfatizar a pobreza, esquecendo que naquela época a mulher ao dar à luz ficava impura logo... O estábulo era o lugar reservado, afastado do convívio dos outros, quente que alguém, talvez os familiares de José encontraram para eles. Outras vezes queremos colocar a tónica, no Rei, que os anjos anunciaram e adoraram, e que levou 3 magos, ou seja, 3 sábios a virem à sua procura, fazendo para isso uma grande viagem e trazendo presentes, que a Tradição traduz como símbolos de Cristo: Sacerdote, Profeta e Rei.
Neste Ano B o Evangelho é o prólogo de São João (Jo 1, 1-5.9-14) de que tanto gosto! Se a função do prólogo é preparar-nos para a ação, tal como acontecia na tragédia grega, São João prepara-nos, sem dúvida, para a ação, a maior história da humanidade! Este texto também nos introduz naquilo que é o centro da redenção, tudo começa com esta próximidade de Deus, deste Menino dado a cada um!
Porque qualquer tradução ou explicação implica sempre um grau de traição ao original, hoje,
Desafio-te a pegares o Menino Jesus do teu presépio e a rezar:
No princípio era o Verbo
e o Verbo estava com Deus
E o Verbo era Deus.
No princípio, Ele estava com Deus.
Tudo se fez por meio d'Ele
e sem Ele nada foi feito.
N'Ele estava a vida
e a vida era a luz dos homens. (...)
E o Verbo fez-se carne e habitou entre nós.
Nós vimos a sua glória,
Glória que lhe vem do PAi como Filho Unigénito,
Cheio de graça e de verdade.
Bom Natal, que saibamos acolher o Menino...
Equipa pjvIDSCS
Muito bom. Um Santo e feliz Natal
ResponderEliminar