#2 Dominishare: Consumo, logo existo!


ORAÇÃO CRISTÃ COM A CRIAÇÃO

Nós Vos louvamos, Pai, com todas as vossas criaturas,
que saíram da vossa mão poderosa. 
São vossas e estão repletas da vossa presença e da vossa ternura. 
Louvado sejais! 
Filho de Deus, Jesus, por Vós foram criadas todas as coisas.
Fostes formado no seio materno de Maria,
fizestes-Vos parte desta terra, 
e contemplastes este mundo com olhos humanos. 
Hoje estais vivo em cada criatura com a vossa glória de ressuscitado. 
Louvado sejais! 
Espírito Santo, que, com a vossa luz, guiais este mundo para o amor do Pai e acompanhais o gemido da criação, 
Vós viveis também nos nossos corações a fim de nos impelir para o bem. 
Louvado sejais! 
Senhor Deus, Uno e Trino, 
comunidade estupenda de amor infinito, 
ensinai-nos a contemplar-Vos na beleza do universo, onde tudo nos fala de Vós. 
Despertai o nosso louvor e a nossa gratidão por cada ser que criastes. 
Dai-nos a graça de nos sentirmos intimamente unidos a tudo o que existe. 
Deus de amor, 
mostrai-nos o nosso lugar neste mundo como instrumentos do vosso carinho por todos os seres desta terra, 
porque nem um deles sequer é esquecido por Vós.
Iluminai os donos do poder e do dinheiro para que não caiam no pecado da indiferença, 
amem o bem comum, promovam os fracos, e cuidem deste mundo que habitamos. 
Os pobres e a terra estão bradando: 
Senhor, tomai-nos sob o vosso poder e a vossa luz, 
para proteger cada vida, 
para preparar um futuro melhor, 
para que venha o vosso Reino de justiça, paz, amor e beleza.
Louvado sejais! 
Amen.
___________________________________________

CÂNTICO DAS CRIATURAS

Altíssimo, omnipotente, bom Senhor, a ti o louvor, a glória, a honra e toda a bênção.
A ti só, Altíssimo, se hão-de prestar e nenhum homem é digno de te nomear.
Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas, especialmente o meu senhor irmão Sol, o qual faz o dia e por ele nos alumia.
E ele é belo e radiante, com grande esplendor: de ti, Altíssimo, nos dá ele a imagem.
Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã lua e as estrelas: no céu as acendeste, claras, e preciosas, e belas.
Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão vento e pelo ar, e nuvens, e sereno, e todo o tempo, por quem dás às tuas criaturas o sustento.
Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã água, que é tão útil, e humilde, e preciosa e casta.
Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão fogo, pelo qual alumias a noite, e ele é belo e jucundo e robusto e forte.
Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe terra, que nos sustenta e governa, e produz variados frutos, com flores coloridas, e verduras.
Louvado sejas, meu Senhor, por aqueles que perdoam por teu amor e suportam enfermidades e tribulações.
Bem-aventurados aqueles que as suportam em paz, pois por ti, Altíssimo, serão coroados.
Louvado sejas, meu Senhor, por nossa irmã a morte corporal, à qual nenhum homem vivente pode escapar.
Ai daqueles que morrem em pecado mortal! Bem-aventurados aqueles que cumpriram tua santíssima vontade, porque a segunda morte não lhes fará mal.
Louvai e bendizei a meu Senhor, e dai-lhe graças e servi-o com grande humildade.


TEXTO (Mariana)

Foi há mais de 800 anos que Francisco de Assis compôs o Cântico do Irmão Sol ou das Criaturas, poema fortemente inspirado em textos bíblicos da Criação do Génesis (“Deus, vendo toda a sua obra,  considerou-a muito boa”…) e do Livro de Daniel (Salmo 148) que reflete as concepções cosmológicas e físicas da época, como os astros e os 4 elementos da Natureza  –  ar, fogo, água e terra. 
O sermão não só é um eflúvio de poesia, como também um  poderoso louvor de Deus, que se proclama através das Suas obras e se mostra como um hino à vida. É uma oração impregnada de uma visão positiva da natureza, pois na criação reflecte-se a imagem do Criador. 


REFLEXÃO (Ana)

O Senhor é de facto o centro e o objeto de todo o cântico, sendo assim necessário convidar todas as criaturas a louvar o Criador. Este sentimento de fraternidade que vibra, aliado ao de gratidão, está também presente em Cristo. A grandeza, dessa gratidão não resulta só dos benefícios que as criaturas proporcionam ao Homem, mas também do facto de sobre elas se projetar o fulgor do dom maior que Deus nos fez: o dom de Seu próprio Filho. Não resulta do simbolismo, mas sim do realismo otimista que ilumina todas as criaturas, que são preciosas e belas, por simplesmente serem o que são. Posto isto, é crucial reconhecer as nossas falhas para com todo o ecossistema, pedir perdão, forma de amor indispensável, e força para colocar em prática os ensinamentos da encíclica “Laudato si”, escrita há cinco anos pelo Papa Francisco, que se inspirou no cântico para incitar ao cuidado da casa comum e à pregação pelo mundo inteiro, conquistando para o amor de Deus.


"OCEANS"

Tu me chamas sobre as águas
Onde os meus pés podem falhar
E ali Te encontro no mistério
No mar profundo
Aguento em fé

E pelo Teu nome vou chamar
Para lá das ondas vou olhar
Se a maré subir
No Teu abraço vou ficar
Pois eu sou Teu
E Tu és meu
No mar Tua graça é abundante
As Tuas mãos
Vão-me guiar
O medo acampa à minha volta
Contudo Tu não falharás

Guia-me onde a confiança é sem fronteiras
Quero andar sobre as águas
Até onde me chamares
Leva-me para lá do que é o mais profundo
Chegar a uma fé sem fundo
Mergulhar na Tua presença
Canção Hillsong Conference

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23