Divagações Espirituais: Um Toque luminoso!!

Um Toque luminoso!! (Mt 20, 34; Mt 9, 29) ἤψατο; (Mc 8, 22) ἄψηται

Dois homens cegos ouvem que Jesus está a passar pelo cominho e começam a gritar: Senhor, Filho de David, tem compaixão de nós! (Mt, 9, 20) A multidão tenta repreendê-los para que ficassem calados. Jesus passa pelo caminho, eles estão a beira do caminho. Santo Agostinho comenta dizendo que a mesma multidão que acompanha o Senhor louvando-O se opõe àqueles que gritam e tenta silenciá-los. Eles persistem até que o Senhor os oiça e tenha misericórdia deles. Ele que tinha dito, “Vinde a Mim vós todos os que estais cansados e sobrecarregados e Eu vos aliviarei” (Mt 11, 28), parou, chamou-os e perguntou: “O que querem que Eu vos faça?” Responderam: “Senhor, que sejam abertos os nossos olhos.” Pergunta se acreditam que Jesus pode fazer isto? Eles respondem que sim. O Senhor então tocou nos olhos deles e disse: seja feita conforme a vossa fé e, abriram-se-lhes os olhos. Com outros dois em (Mt 20, 34) Jesus os ouve gritar, pergunta o que querem, e sentindo compaixão, tocou nos seus olhos e, imediatamente recuperam a vista.

No Evangelho de Marcos (10, 46-52) lemos uma cura de um homem cego. Vemos esta dupla reação da turma que primeiro mandam silenciar o homem e depois de Jesus parar e o chamar dizem: “Anima-te, levanta-te, [Ele] te chama”. O homem que estava cego largou o manto e saltando foi ter com Jesus. A pergunta que Jesus faz ao homem é para suscitar a fé e pela fé obtém a cura.

Santo Agostinho ao comentar estes milagres escreve: “Não sei efetivamente como me expressar, mas ainda menos sei como me calar”[1]. Eu também provo o mesmo. Em albanês existe uma expressão que se usa quando se faz uma pergunta desnecessária, e diz: “não se deve perguntar ao cego se quer ver”. Porém faz sentido perguntar, não só para aumentar o desejo de ver mas também para aumentar a fé e ver a preciosa liberdade que Deus nos deu. “Pior que não poder ver é não querer ver a Verdade”. “Se formos tocados por Cristo, os nossos olhos serão curados”[2].

Este é um toque do grito e do desejo dos homens cegos, porém, desejosos de ver e não se contentam com uma esmola e têm a resposta de Jesus! Eles puderam ver Jesus! A pergunta “o que queres que te faça?”, se dirige a cada um de nós, hoje e sempre. Eu, neste tempo em que se acendem muitas luzes na ruas e nas casas, peço para que Deus toque os olhos do nosso coração e assim veremos a “Luz que veio ao mundo para nos salvar (Jo 3, 16-21)”. Para que eu não rejeite esta Luz. Que Te veja, ame e adora a Ti no Sacrário, ó Deus, e também que eu Te sirva no Irmão ou na Irmã que precisa de mim. Que eu Te acolha, ó Jesus!


Ir. Arta Izabel Leka


[1] AGOSTINHO DE HIPONA, Discorsi, LXXXVIII, 14. 13.

[2] AGOSTINHO DE HIPONA, Discorsi, LXXXVIII, 15. 14.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23