Sobre o Dia da Mulher
Há muitos que pensam que o Dia da Mulher veio tirar protagonismo ao Homem e que é injusto este não ter também o seu “próprio” dia. Na realidade, o surgimento da comemoração de dias como este não vem tirar protagonismo aos demais, mas sim relembrar e homenagear aquilo que devia ser óbvio na nossa sociedade. Uma sociedade igualitária, justa e construída com base na compaixão pelo outro.
Durante muito tempo, a Mulher foi vista como inferior perante o Homem e, apesar de ainda existir muito caminho a percorrer no sentido da igualdade, especialmente em certos países, os olhos com que a sociedade nos vê é completamente diferente comparado com o passado. Muito disto se deve ao facto de mulheres como eu, um dia, terem lutado, inovado e aberto portas para que, hoje, a minha vida seja repleta de possibilidades e oportunidades.
Não há palavras para o sentimento de gratidão que cresce quando paramos para nos lembrar disto e, na impossibilidade de agradecermos diretamente a quem nos abriu tantas portas, o melhor que podemos fazer é respeitar, ajudar e incentivar todas as mulheres que nos rodeiam.
Este ano, este dia tocou-me de forma diferente e especial. Talvez porque temos assistido a muitos testemunhos na televisão e em páginas das redes sociais de mulheres que contam a sua história ou mulheres que contam histórias que já não podem ser contadas por quem as viveu. Mas certamente também porque estive envolvida num projeto muito especial que juntou 44 tunas femininas do país. E, mais uma vez, do longe vamo-nos fazendo perto pelas coisas que nos unem.
Por fim, quero só deixar aqui uma frase do Papa Francisco sobre a a Carta Apostólica Mulieris Dignitatem, de João Paulo II:
“Eu gostaria de ressaltar que a mulher tem uma sensibilidade particular pelas ‘coisas de Deus’, sobretudo para nos ajudar a compreender a misericórdia, a ternura e o amor que Deus tem por nós. Gosto de pensar também que a Igreja não é ‘o’ Igreja, mas ‘a’ Igreja. A Igreja é mulher, é mãe, e isto é bonito. Deveis pensar e aprofundar isto”.
Projeto Tunas Femininas: https://www.youtube.com/watch?v=YZ2cpa-govM
Maria Sabino
Muito obrigada pela linda e rica mensagem. Gostei muito. Obrigadda.
ResponderEliminar