Vigília Dominismeeting

Introdução!

Leitor 1: (Ana Mercês)
S.Domingos de Gusmão, homem de oração, penitência e amor à palavra de Deus, que vê o outro como irmão.
Apaixonado por Deus, teve a aspiração pela salvação das almas, imitador de Cristo, encarnou radicalmente os três conselhos Evangélicos. Descobriu a importância da vida Comunitária para a Evangelização. Unindo a proclamação e o testemunho de uma vida pobre: Sob guia do Espírito Santo progrediu no caminho da perfeição cristã. Em todos os momentos, a oração foi a força que renovou e tornou sempre fecundas as suas obras Apostólicas. Domingos descobriu perante tantas heresias que depreciavam o corpo humano, que o podia usar na sua Oração, nas suas vigílias! Para ele a ORAÇÃO é a linha que une o céu e a terra.
Rezaremos com quatro(4) dos nove (9) modos de oração, mais especificamente com  o 1,5,7,e 8. Que o testemunho de santidade toque a cada um/a de nós.

V: (Ir. Flávia) Estamos reunidos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo

Cântico: Pára um Momento (Ana Emanuel)

Para um momento junto a Mim…
Eu sou Teu Deus e Senhor…
Tenho-te gravado na palma da mão…
Com um amor eterno e sem fim…
Com um amor eterno e sem fim…
Para um momento…
Para um momento…
Para um momento junto a Mim…
Para um momento junto a Mim!
Eu sou o teu Deus e Senhor. 
Tenho-te gravado na palma da mão,
com amor eterno e sem fim!
Com amor eterno e sem fim!
Pára um momento, Pára um momento, 
Pára um momento! 
Letra e Música: Irmã Maria Amélia Costa

1º MODO
Estou prostrado diante de Ti, Senhor. (Sl. 146,6)

Leitor: 2 (Mariana Ferreira). Muitas vezes, segundo alguns religiosos que o viram, colocava-se diante de um altar, inclinando não só a cabeça mas meio corpo, com tanto respeito como se estivesse na presença do Senhor, que o altar representava. Entendendo ainda desta humilhação corporal o que diz Salomão: "a oração do que se humilha penetra os céus", e trazendo à memória a humildade do Filho de Deus, por nós crucificado.  - (gesto) 


5º MODO
Como os olhos dos servos se voltam para as mãos de seus senhores;
Como os olhos da serva se voltam para a mão de sua senhora,
Assim se voltam para Ti, ó Senhor, os nossos olhos.
(Sl. 122, 2)
 
Leitor: 3 (Mariana Martins) Outras vezes estava em pé e direito, diante do altar, sem se encostar a alguma coisa. E tinha as suas mãos abertas, diante do peito, como se estivesse lendo algum livro com grande atenção e reverência; parecia que dentro de si meditava as palavras de Deus e que entendia os mistérios da divina Escritura. Algumas vezes tinha os ouvidos atentos, como para ouvir e entender o que lhe diziam, punha as mãos sobre os seus olhos e apertava-os fortemente. Outras vezes levantava as mãos até aos ombros, abertas como as coloca o sacerdote na Eucarista.

7º MODO
Como incenso se ponha a minha oração em Tua presença,
Sejam também vespertina oferenda as mãos que eu levanto.
(Sl. 140, 2)

Leitor: 4 (Mafalda) Este modo de orar durava pouco e, alcançava de Deus grandes favores e mercês para a sua Ordem. Eram quase momentos de êxtase.  Estendia as mãos como quem recebe e  dizia como o salmista: "Ouve o grito da minha súplica quando te invoco, quando ergo as minhas mãos para o teu santuário". Que a minha oração seja como incenso diante de ti; minhas mãos erguidas, oferenda vespertina!
Oremos com ele e como ele oferecendo a Deus tudo o que é nosso e esperando receber tudo o que Ele nos quer dar!


Leitor: 5 (Ana Isabel) Domingos, desde a infância se nutria da Sagrada Escritura, e aprendeu a orar escutando principalmente o Evangelho.
E era seu costume, antes da oração, ler alguma coisa santa e, acabando de ler, fechava o livro e prestava-lhe reverência, inclinando-se diante dele e beijava-o.
Dizia como o profeta Isaías: “Senhor Deus deu-me língua adestrada, para que eu saiba dizer palavras de conforto à pessoa abatida; ele me desperta cada manhã e me desperta o ouvido, para prestar atenção como um discípulo”.  Se retirava em lugar solitário para ler e orar, recolhido em si e fixado em Deus, sentava-se tranquilamente e depois de fazer o sinal da cruz, abria o Livro. E viam-no como se estivesse pregando e disputando com algum companheiro enquanto lia. 

Quem quiser que se sete abra a sua Biblía (Jo 15, 11-15)

(Ir. Glória): Evangelho segundo São João
“Manifestei-vos estas coisas para que esteja em vós a Minha alegria e a vossa alegria seja completa. É este o Meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que quem dá a vida pelos seus amigos. Vós sois meus amigos se fizerdes o que vos mando. Já não vos chamos servos, visto que o servo não está ao corrente do que faz o seu senhor; mas a vós chamei-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi do Meu Pai”…  (Jo 15, 11-15) 
Tu És Deus e desejas ser meu Amigo para completar a minha alegria? Poderei recusar ter-Te por Amigo no meu dia a dia?

Cântico: (Ivo) No Silêncio

No silêncio fala Deus
É na calma que Ele está
Sua palavra é funda como o mar
sua palavra nunca acabará.
Quando escuto
Sua voz no silêncio e paz
sinto em mim
o ritmo do    
Silêncio.
 

Como o vento a soprar
Como o vento agita o mar
Fala Deus dentro de todos nós
Fala-nos sempre com grande amor
Quando escuto
Sua voz no silêncio e paz
sinto em mim
o ritmo do
Silêncio.


PARTILHA

Cântico: (Maria Sabino) Maravilhas

Maravilhas fez em mim
Minh’alma canta de gozo
Pois em minha pequenez
Se detiveram seus olhos
E o Santo e Poderoso
Espera hoje o meu sim
Minha alma canta de gozo
Maravilhas fez em mim

Maravilhas fez em mim
Da alma brota o meu canto
O Senhor me amou
Como aos lírios do campo
E por seu Espírito Santo
Ele habita hoje em mim
Que não pare nunca este canto
Maravilhas fez em mim

Autor: Schoenstatt



Hino da Congregação das Dominicanas de Santa Catarina de Sena
 
Ouvi esta história de verdade,
De quem é p’ra todos um exemplo,
Ternura, pura entrega e felicidade,
Alguém que, com o bem, fez o bem sempre!
Entrega a sua vida a uma missão,
Tecida toda de alma e d’esperança,
Às m’ninas pobres dá o coração,
Para si “O amor nunca descansa”.
 
REFRÃO: Madre Teresa de Saldanha,
Sereis sempre, senhora, um exemplo,
“Feliz, mil vezes feliz”,
Por fazer bem O bem sempre!
Madre Teresa de Saldanha,
Tudo em vós nos aquece e abraça,
Para sempre agradecidos
Ao Senhor damos graças!
 
Criança em berço de amor nascida,
Menina que diz ter em si o céu,
Senhora de Deus e em Deus envolvida,
Doando tudo o que  a vida lhe deu.
Mulher que batalhou com alegria,
Por causas e vontades em que cria,
Contra ventos, contra leis, contra marés,
Senhora, eis-nos gratos aos teus pés!

REFRÃO

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23