Dominismissio - Acreditar Nele

M. Carolina Silva


 Olá, o meu nome é Matilde Gil, mais conhecida por Giloca e este é o meu 2º Dominismissio. Este ano propuseram-me o desafio de fazer parte da equipa, e vou-vos ser sincera, no início senti-me reticente, tinha medo de não corresponder às expectativas... Mas ainda bem que aceitei pois estou a viver uma experiência incrível. Neste momento estou colocada numa valência, ou seja, não mudo de sítio, estou sempre naquele centro de dia. No primeiro dia , foi mais apalpar o terreno, conhecer os idosos, ouví-los e tentar arrancar um sorriso da cara deles... mas a verdade é que não consegui, estavam todos muito calados a ver televisão, não comunicavam nem com o colega do lado e isso para mim foi um choque e um pouco difícil tentar derrubar este obstáculo tão grande. E um dia passou e chegou o segundo... bem, nesse dia tudo continuava igual, cheguei lá e estavam a ver televisão, não se ouvia a voz de nenhuma pessoa, só mesmo a da televisão e vi que não poderia continuar assim e pus mãos à obra.... passeei com eles, ouvi as suas histórias de vida, tentei fazer jogos e cantar com eles, mas não consegui pois não colaboravam muito... sentia que não tinha feito nada, pois continuavam todos muito calados e fui-me um pouco a baixo.... 
Sandra Guimarães

Então, para ganhar energias, no dia seguinte, fui para o lar de idosos e, no fim desse dia, ouvi as minhas colegas que tinham ido para o centro de dia do qual era responsável e fiquei espantada, pois elas disseram-me que quando lá chegaram já estavam uns a falar com os outros, já estavam mais dinâmicos, participaram nos jogos que lhes eram propostos... até um desenho de Aveiro fizeram.... Eu sinceramente não conseguia acreditar, foi um misto de emoções tão grande... Mas sabem o que retiro disto tudo? Que não podemos logo querer tudo de mão beijada, que se acreditarmos NELE tudo é mais fácil!!! Que mesmo que a semente demore a crescer, ela um dia vai crescer, só temos de acreditar NELE e confiar NELE!!! Nunca se esqueçam... existem coisas e pessoas com problemas tão graves, com dificuldades financeiras/ psicológicas, doenças, etc. 
E o Dominismissio mais uma vez fez-me ver isto... a solidão destes idosos que não têm com quem conversar, que se sentem sozinhos de todas as maneiras, mas a mesmo tempo são capazes de se sentir bem, e me fazer sentir bem, ao estar a falar com eles e a fazer-lhes companhia!!
Desafios como estes só me fazem crescer e não estou nada arrependida de o ter enfrentado!! Cresci e fazem-me olhar para a vida com outros olhos!!


Matilde Gil


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23