O Quarto Dominismissio, mas foi único

Bom, este já é o meu 4º dominismissio e o 2º que faço parte da equipa e sim, fui com um pouco de receio e, talvez medo por não saber o que me esperava.
Todas as pessoas que por aqui passaram disseram que cada dominismissio era único e irrepetível e a cada ano que cá estou, posso garantir que isso acontece. Nunca poderia prever que uma “simples semana” pudesse mudar a minha vida , mas a verdade é que mudou e por isso sou muito grata a todos aqueles que contribuíram para isso.
E como tudo não é para sempre, essa semana passou… Agora chegou a hora de refletir sobre tudo o que aconteceu…
  Fiquei responsável num lar e centro de dia onde estive desde o dia 28 de Agosto até o dia 5 de Setembro. No 1º dia que lá cheguei senti imediatamente que estava no sítio certo e aquele medo e receio que tivera no caminho para Pedrogão já tinha desaparecido. Senti que aqueles idosos precisavam de nós, que nós eramos uma espécie de “boia salva-vidas” para eles.
Ao permanecer neste lar durante uma semana senti uma evolução tão grande que só quem vê é que acredita.
No início muitos daqueles idosos só queriam estar sossegados no canto deles, só queriam o sossego, o silêncio e a solidão. Ao final desta semana transformamos vidas, conseguimos fazer com que aqueles mesmos idosos que queriam o silêncio, agora quisessem a nossa presença e a nossa companhia. A isto eu chamo milagre. Cada sorriso que recebi… foi simples único.
No último dia, pintamos umas letras da palavra “dominismissio” e ver um idoso que simplesmente tinha dificuldades em pintar um desenho que eu tinha feito, a escrever o seu nome, fez-me sentir tão pequenina e tão grande perante este gesto, que ainda quando falo ou penso nisso me arrepia. Por este e outros gestos que tive oportunidade de presenciar, que posso dizer hoje, que nesta semana recebi muito mais do que aquilo que estava à espera ou merecia.
Adorei cada segundo que lá estive e cada pessoa que partilhou esta semana comigo, pois tenho a certeza que mudei a vida de alguém e simplesmente sinto-me grata a Deus por isso, pois esta recompensa que recebi, pode até ter demorado, mas veio no momento certo e aí está o segredo, a paciência.

Agora vou para a universidade para o curso de serviço social e se antes tinha algumas dúvidas se era este o meu caminho, agora tenho certezas. Tenho a certeza que este é o curso certo para mim, pois o Dominismissio ao longo do tempo fez-me ver isso, fez-me crescer e no fundo decidir um futuro para mim ao qual não poderia estar mais grata.
Para todos aqueles que estiveram comigo durante esta semana e irão ficar marcados no meu coração, só tenho uma palavra para vos dizer: OBRIGADA!
Sandra Guimarães

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23