“O Meu Primeiro Dominismissio”



28 de Agosto de 2018, foi o dia do começo de um grande desafio na minha vida. Não sabia bem para o que ia, mas sabia que me esperava um lugar com muito amor e carinho para dar. Esperança, era o que todos íamos dar àquela terra nua e despida pela grande tragédia dos incêndios.

A minha missão começou assim num lar de idosos, um local com muita solidão e tristeza. Não sabia como começar ou o que fazer, tinha sim um grande desafio pela frente. No entanto, com a ajuda dos meus colegas, tudo começou a florir e a dar frutos. Foram tantas as conversas que tive, umas tristes e outras alegres, conversas essas que pareciam não ter fim. Algumas vezes encontrava pessoas que só a simples presença, um simples abraço ou um simples agarrar de mão, bastava para arrancar um sorriso ou uma lágrima daqueles rostos.
Foi sem dúvida o semear de uma semente, para que começasse a nascer algo. Uma semana trabalhosa, que com a ajuda de Deus pôde tornar-se numa semana de muito amor e carinho para dar, faltava sim um renascer daquelas pessoas, renascer esse, de vida e de esperança.
Deus foi assim o nosso apoio nos momentos mais difíceis e não só, foi o nosso “braço direito”, porque sem ele nada seria possível. Com certeza que não conseguiríamos mudar os costumes daquelas pessoas sem essa ajuda, mas o mais importante, não conseguiríamos mudar as suas vidas nem arrancar sorrisos daqueles rostos tristes e solitários.
Nos dias seguintes foi dar asas à imaginação, pois nem sempre esperamos que tudo corra como queremos. Houve um dia que fui para o Centro de Dia da Graça e reparei que faltava um pouco de “vida” naquele lugar; faltava o conviver entre eles, e, sobretudo, faltava alegria. Foi sem dúvida mais um desafio que Deus me pôs em mãos. Pensei em algo que os idosos jogassem nas suas vidas passadas, até que surgiu o jogo da malha, mas com algumas “inovações”. Inicialmente improvisámos com troncos de árvores (cabaças), em que estes eram os pines, e o disco, a estrutura de uma fita-cola grande. Mais tarde, substituímos esses objetos por garrafas de água e uma “sogra” de tecido. Foi sem dúvida o germinar de uma semente, foi o nascer de muitas gargalhadas e sorrisos. Tudo ali tinha ganho vida.
Contudo, um momento me marcou. Foi no Lar de Idosos que tudo aconteceu. Uma senhora acamada que mal falava, eu e mais umas colegas decidimos fazer-lhe companhia, estar um pouco com ela. Bem... quando cheguei perto dela agarrei-lhe a mão, senti que tinha de estar ali, com ela; até que lhe perguntei: “Podemos cantar uma música?” e ela com a pouca voz que tinha respondeu com um “sim” baixinho e tremido. Começámos então a cantar e foi nesse momento que vi naquela senhora uma alegria imensa, alegria essa que não acabava, pois pedia sempre mais...
O Ser e Estar foram coisas muito importantes que fizemos ali; a simples presença, o simples agarrar de mão, foram marcantes para mim...aquela senhora só queria carinho e atenção. Obrigada Deus por este momento!! Senti que fui útil e que criei uma amizade que vou levar para a vida...
Foi sem dúvida um Dominismissio desafiante e marcante, que com ajuda do nosso Amiguinho plantámos esperança naquela Terra... Deus não escolheu os mais capazes para esta missão, mas capacitou os que escolheu!
OBRIGADA... assim permanece a saudade e um até já!
Helena Gil, 20 anos


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23