I - Catarina de Sena - Inspira... Inspira-te...

1º Dia – 21 de abril

Recordações de Infância – Quem as não tem?

Recordações de infância 
A minha mais antiga confunde-se entre recordação e construção da estória, tantas vezes contada pela minha mãe, devia ter uns 3 anos e fiquei em casa sozinha com a minha avó materna. Quando a minha mãe voltou, encontrou a minha avó aflitíssima, pois eu havia usado o pó de lavar a louça (sim, pó, em 1978 era isso que se usava) e vinagre para fazer… talvez bolo para as bonecas, numa cadeira de buínho (uma espécie de palha que se usa no Alentejo). A verdade é que essa cadeira ficou tão branca que passados quarenta anos ainda está mais branca que as outras…
E tu, qual a tua memória mais antiga?

LEITURA: A primeira graça mística de Santa Catarina.
Santa Catarina foi a 24ª, a penúltima filha de seus pais Jacopo Benincasa e Mona Lapa, nasceu em 1347, em Fontebranda, Sena, Itália. Aos 6 anos de idade, teve sua primeira visão. Isso aconteceu ao ir para a casa de sua irmã Boaventura, na companhia de seu irmão mais novo, Estevão.
Catarina viu suspensa no alto da igreja de Santo Domingo um belo trono onde estava sentado o Senhor Jesus, vestido com ornamentos pontificiais e com uma mitra na cabeça. Com ele estavam São Pedro, São Paulo e o evangelista João.
Catarina permaneceu tão pregada no chão, encarando o Senhor. Jesus, com um olhar cheio de majestade e doçura, sorriu para ela e levantou a mão direita, abençoou Catarina, fazendo o sinal da cruz sobre ela.
Estevão, acreditando que sua irmã estava a ir com ele, continuou a andar; quando se virou, viu Catarina com os olhos fixos no alto, chamou várias vezes e, como Catarina não se mexia, Estevão sacudiu-a fortemente, gritando com ela. Retornando do seu êxtase, ela respondeu: "Se tu visses o que eu vi, não me afastarias dessa visão, nem por todo o ouro do mundo". Com isso dito, Catarina olhou para cima novamente, mas a visão desapareceu.
                                                                                                                                 In Vida de Santa Catarina

Reflexão: Estar a olhar para as nuvens, ficar para trás, ver o que os outros não viam é uma situação com que me identifico se pensar na infância. Confesso que o que me leva a dar crédito a Catarina de Sena e a alguns Santos é a coerência… Ter manias, até fazer altares pela sala, ou rezar pela casa deve ter acontecido no século XIV; hoje penso que continuará a acontecer com crianças que sejam iniciadas na fé muito cedo. Alterar os comportamentos, os gostos, as birras, como no caso dos pastorinhos de Fátima e na vida de Santa Catarina de Sena, parece-me já ser um dom especial de santidade.

Pensamento:

A oração está para a alma como a água para as plantas.

Desafio deste dia:

Santa Catarina mostra-nos como a alma sempre se alegra na presença de Deus; seguindo o seu exemplo, devemos procurá-lo em todos os momentos da vida. Procura recordar-te da primeira vez que pensaste ou ouviste falar em Jesus! 
Há algum momento marcante em que “o tenhas visto”? Ou tens vários episódios, situações que parecem insignificantes, em que a Oração, ou catequese ou usar um crucifixo ou a prática religiosa foram orientando a tua vida? Recorda e agradece!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23