Tradição: N. Senhora da Boa Nova


Tinha apenas 5 anos de idade quando num domingo soalheiro de Pascoela fui, pela primeira vez, com a minha avó Antónia, até à Vila de Terena conhecer o Santuário da Senhora da Boa Nova.

Cedo percebi que o dia era de festa, pois a minha mãe vestiu-me um vestido e colocou-me um grande laço vermelho no cabelo.  Em Terena, entre os olivais estava uma bonita capela e lá dentro a imagem de uma senhora de rosto perfeito, vestida de branco e com um menino ao colo.


A quem se dirigia a seguinte oração:
“Senhora da BOA NOVA,
Escutai nossa oração
Pois nos momentos de prova,
BOA NOVA é a nossa proteção!
Aqui vem sempre o teu povo,
Renovar o seu louvor
E hoje canta de novo,
Boa Nova é nossa mãe
Nosso amor!”


Senhora da BOA NOVA protege as nossas famílias, as nossas casas, as nossas colheitas.
Mãe a ti entregamos as nossas dores e os nossos amores.
A fé no Alentejo é vivida de forma diferente. Ela existe! Está enraizada nas gentes, mas expressa-se de forma discreta.
A minha avó partiu nesse ano, mas a tradição manteve-se viva bem como a fé e a gratidão na Senhora da BOA NOVA.
No primeiro domingo a seguir à Páscoa a minha família e tantas outras deslocam-se até ao Santuário da BOA NOVA para agradecer, bendizer e adorar.
Este ano infelizmente foi diferente. Ficámos em casa, mas no coração a confiança na Senhora, na MÃE e a certeza de que em breve vai ficar tudo bem.

Partilho com a família VTS esta tradição alentejana e a vontade de brevemente estarmos todos juntos.

Carla Santos 

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23