Completas com... Santa Catarina de Sena

COMPLETAS COM... SANTA CATARINA DE SENA

ID:: 897 9026 3826 
Senha:: 017926




C: Deus, vinde em nosso auxílio
R: Senhor, socorrei-nos e salvai-nos
C: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo
R: Como era no princípio agora e sempre, ámen. 


POEMA:: "The Space between" (P. Murray OP) (Ana Isabel)
O que aconteceu foi para mim
Uma espécie de milagre

Como ser de repente capaz
De respirar debaixo de água

O espanto de encontrar
Ser possível de novo acreditar

E de encontrar o espaço
Para respirar e respirar fundo

Entre a palavra “liberdade”
E a palavra “Deus”.

(1 minuto de silêncio para interiorizar o poema)


CÂNTICO:: AQUI ESTOU, DEUS (Raquel)
Eu o Deus do céu e mar
Eu ouvi o Meu povo chorar
Todos aqueles que estão na dor
Eu salvarei

Eu criei as estrelas do céu
O caminho alumiarei
Quem levará a minha luz?
Quem enviarei?

Aqui estou eu, para Ti Deus
Tua voz ouvi a chamar 
E eu irei Deus, se guiares
Minhas mãos a ti servirão.


SANTA CATARINA DE SENA I:: adaptado de Félix Hernandéz, OP
(Ana Rita) Sim, Catarina de Sena foi a mística que soube respirar profundamente, vivendo sempre com espanto neste espaço entre a liberdade e Deus. Nascida em pleno séc. XIV, Idade Média, onde  o papel social da mulher se circunscrevia à maternidade ou à vida religiosa de clausura, foi uma mulher que rompeu com todos cânones para responder, com coração apaixonado, à mirada de ternura com que se sentia amada por Deus. Aos dezasseis anos, pede para entrar para as Mantellatas, fraternidade leiga dominicana, para poder gozar da liberdade que não conseguiria num mosteiro para poder expressar o amor de Jesus no amor aos irmãos – vizinhos, pobres, doentes, muitos contaminados pela peste negra que assola a Europa. À sua volta, começam a congregar-se muitas pessoas para receber dela, uma jovem mulher, leiga e analfabeta, orientação espiritual. A sua projeção social, política, eclesial e espiritual atravessará fronteiras, cabendo nela o cuidado e o compromisso em relação a todos: desde os seus irmãos de sangue ao Papa, incluindo pobres, ricos, nobres, malfeitores, pois nada é alheio ao seu coração. Exerceu um papel diplomático, promovendo da paz e da unidade no Grande Cisma do Ocidente, ditando inúmeras cartas para governantes, todos sem exceção e viajando bastante. Morreu com apenas 33 anos, mas a sabedoria com que soube responder aos desafios históricos do seu tempo, atravessa os séculos e continua a projetar a sua luz e vida no nosso.

HINO:: Santa Catarina de Sena (Irmãs)
Tu que te elevas dos abismos, 
Acompanhado de todos os Santos, 
Glória a Ti, Senhor ressuscitado. 

Louvado sejas, ó Cristo, por Catarina tua serva, 
Que ouviu o chamamento de Domingos, 
Com ele aprendeu o Teu evangelho, 
que pregou com a palavra e com a vida. 


SANTA CATARINA DE SENA II:: adaptado de Félix Hernandéz, OP
(Leonor) Catarina é o protótipo da mulher mística que, segundo o Mestre Eckhart, propõe Marta como modelo de contemplação: apesar de Jesus dizer que Maria escolheu a melhor parte, Marta é modelo acabado de contemplação, porque pode dedicar-se a servir os outros com o anseio posto nos ensinamentos e na presença de Jesus. Catarina foi uma mulher mística porque se alimenta do Evangelho e se recria na identificação coerente com aquilo que experimenta, Jesus de Nazaré, filho de Deus. Sim, a sua experiência espiritual e religiosa não é abstrata nem concetual, mas profundamente encarnada. Para ela, Deus é a suma verdade, caridade perfeita, mar de paz onde se sente imersa e que a habita. Catarina revela o sentido da vida fiel a Deus, sendo fiel a si mesma.


HINO:: Santa Catarina de Sena (Irmãs)
Tu que te elevas dos abismos, 
Acompanhado de todos os Santos, 
Glória a Ti, Senhor ressuscitado. 

Louvado sejas, ó Cristo, por Catarina tua serva, 
Que de ti aprendeu a transportar teu jugo, 
encheste-lhe o coração de humildade e ternura  
a toda a hora ardendo pela sorte do mundo.

SANTA CATARINA DE SENA III:: adaptado de Ir. Rita Maria Nicolau, OP
(Beatriz Pires) Teresa de Saldanha, comprometida, inicialmente, como leiga cristã, consolida, mais tarde, o seu compromisso, ao fundar, em 1866, após a extinção das Ordens Religiosas de 1834, a primeira Congregação Religiosa Feminina: Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena. Ao escolher o nome da Congregação, não está a promover nenhuma devoção, mas a apontar um caminho, um caminho de radicalidade, originalidade, audácia e abertura ao mundo e aos outros. Toda a Congregação e todos os que com ela querem crescer são chamados a realizar a síntese entre contemplação e ação, numa atenção permanente ao caminhar dos homens e à presença de Deus nesse caminhar.

CÂNTICO:: VOU-TE MOSTRAR (Ana)
Vou-te mostrar
Que as árvores riem pra ti
Vou-te mostrar
Que as estrelas dão sinais de si
Vou-te mostrar
Que o sol te aquece e te abraça
E que tudo não passa
Do saber viver a contemplar

Olha à tua volta e pensa em Deus
Aquele que deu tudo e tudo aos seus
Entrega o teu estar e o teu olhar
E sem o reparar
Ele vai-te abraçar
Vai-te ajudar

Vou-te mostrar
Que isto basta p’ra viver
Vou-te mostrar
Que nada mais tu vais querer ter
Que nada mais tu vais querer ser
Apenas aquele que quer crescer




EVANGELHO:: Da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (1 Cor 1, 17-31) (Irmãs)
Na verdade, Cristo não me enviou a baptizar, mas a pregar o Evangelho, e sem recorrer à sabedoria da linguagem, para não esvaziar da sua eficácia a cruz de Cristo. A linguagem da cruz é certamente loucura para os que se perdem mas, para os que se salvam, para nós, é força de Deus. Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes. Onde está o sábio? Onde está o letrado? Onde está o investigador deste mundo? Acaso não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Pois, já que o mundo, por meio da sua sabedoria, não reconheceu a Deus na sabedoria divina, aprouve a Deus salvar os que crêem, pela loucura da pregação. Enquanto os judeus pedem sinais e os gregos andam em busca da sabedoria, nós pregamos um Messias crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os gentios. Mas, para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é poder e sabedoria de Deus. Portanto, o que é tido como loucura de Deus, é mais sábio que os homens, e o que é tido como fraqueza de Deus, é mais forte que os homens. Considerai, pois, irmãos, a vossa vocação: humanamente falando, não há entre vós muito sábios, nem muito poderosos, nem muitos nobres. Mas o que há de louco no mundo é que Deus escolheu para confundir os sábios; e o que há de fraco no mundo é que Deus escolheu para confundir o que é forte. O que o mundo considera vil e desprezível é que Deus escolheu; escolheu os que nada são, para reduzir a nada aqueles que são alguma coisa. Assim, ninguém se pode vangloriar diante de Deus. É por Ele que vós estais em Cristo Jesus, que se tornou para nós sabedoria que vem de Deus, justiça, santificação e redenção, a fim de que, como diz a Escritura, aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.


CONTEMPLAÇÃO DA CRUZ::
(desenhar uma cruz ao som do instrumental que, quando é silenciado, são escutadas as seguintes passagens)

(Catarina à Deus) 
(Maria Carolina)
“Ó bondade maior que toda a bondade!
Ó sabedoria maior que toda a sabedoria!
Ó fogo que ultrapassa todo o fogo!
Porque só Tu és Aquele que é, e tudo o resto não é nada,
A não ser na medida em que Tu lhe deres o ser.”

(Deus à Catarina)
(Ivo)
Porque te admiras que te diga que a alma é o céu, se sabes que em nenhum lugar habito tão plenamente como no centro da alma?

(Catarina à Deus)
(Maria Carolina)
Ó abismo de amor! Que coração não explodiria ao ver o Altíssimo descer até à pequenez da nossa humanidade! Somos tua imagem, és a nossa imagem pela união feita no homem, quando a divindade se velou sob a miserável nuvem e corrompida matéria de Adão! Tudo por amor! Sendo Deus, te fizeste homem, e o homem se fez Deus! Pois bem, por esse amor inexprimível eu te obrigo e imploro: usa de misericórdia para com tuas criaturas!”  

(Deus à Catarina)
(Ivo)
A recompensa que os Meus servidores receberão é que espero por eles, obrigado pela sua oração, e dou-lhes a luz; faço com que desperte a sua consciência paralisada, faço-os perceber o perfume da virtude… também algumas vezes permito que se lhes apresente o mundo tal como é. Por estes e muitos outros modos que ao olhar humano se torna difícil compreender e que nem a língua pode narrar nem o coração pensar, conhecem quantos são os caminhos e modos que por puro amor utilizo para os levar à graça a fim de que a Minha verdade tenha neles plenitude.”

(Catarina à Deus)
(Maria Carolina)
Ó louco de amor! Não te foi suficiente nascer, quiseste até morrer; não te foi suficiente morrer, desceste à mansão dos mortos, de lá retirando os antigos pais, a fim de realizar neles a verdade e a misericórdia. Porque prometes o prêmio a quem te serve com retidão, desceste ao limbo para libertar os que te haviam servido, dando-lhes a recompensa pelos cansaços. Quem faz tudo isso? Tua misericórdia. Toma a minha vida, faz dela o que quiseres, desde agora e para sempre.


CÂNTICO:: DEUS DE AMOR (Catarina)
Amor tão grande, Profundo e Sublime
Este é o amor do meu Criador
Não há nada no mundo, que possa igualar-se
Ao terno amor do meu Bom Jesus.

Deus de Amor,
Ó Deus de Amor
Tu és o único,
O Deus de Amor
Não há outro Deus
Fora de Ti,
Fora de Ti,
Para mim
Não há Amor



DOUTRINA DA PONTE:: de “O Diálogo” (Santa Catarina de Sena)
(Ana Mercês) Fiz do meu Filho, o Verbo encarnado, uma ponte. É a realidade. Criara o homem à minha imagem e semelhança para que alcançasse a vida eterna, participando do meu ser, experimentasse minha suma, eterna e doce bondade. O pecado veio impedir-lhe de atingir essa meta. O homem deixava de realizar meu plano, pois a culpa lhe fechara o céu e a porta da minha misericórdia. Ao revoltar-se contra mim, o homem criava rebelião dentro de si. Com o advento do pecado, imediatamente brotou um rio tempestuoso, cujas ondas continuam a açoitar a humanidade; nele todos se afogavam. Foi preciso que eu reconstruísse a estrada interrompida. Com material puramente humano era impossível fazer uma ponte de envergadura tal que atravessasse o rio do pecado e atingisse a vida eterna. Desse modo, o Altíssimo humilhou-se ao plano humano e das duas naturezas construiu uma ponte, que se estende do céu à terra. Para quê? A fim de que vós pudésseis ser felizes. Todavia, de nada adiantaria terdes meu Filho como ponte, se não a atravessásseis.

(Inês Costa) Quando se passa por ela, a água do pecado não atinge a alma. Em Jesus não houve pecado. Essa ponte acha-se no alto, mas não separada dos homens. Sabes quando se ergueu? Quando Cristo foi elevado no lenho da cruz. Ao manifestar sua imensa caridade, meu Filho atraiu a si todas as coisas. É sempre o amor que atrai o coração humano. Dando a sua vida por vós, ele revelou o amor maior. A estrada da ponte é muito agradável aos caminhantes. Toda amargura se torna doce; todo peso, leve. Embora na obscuridade dos sentidos, vão na luz; embora mortais, já possuem a vida sem fim. Como é louco aquele que despreza tão grandes bens, indo pelo rio, em baixo; tudo isso, porque se privou de mim pelo pecado.

(Catarina Costa) Esta ponte possui três degraus: O primeiro degrau é formado pelos pés; significam o amor, pois como os pés transportam o corpo, assim o (duplo) amor faz caminhar a alma. Após subir até os pés pelo amor, o homem fixa o pensamento no coração aberto de Cristo e saboreia sua caridade inefável e consumada; vendo-se amada, a pessoa se enche da caridade. Enfim, após atingir o segundo degrau, chega-se ao terceiro, que é a boca de Cristo. Nela o homem encontra a paz. Os três degraus são três estados que podem acontecer em diversas pessoas ou (sucessivamente) numa única pessoa quando ela progride para chegar ao amor-amizade e filial: inicialmente imperfeito, o homem vive no amor servil; com a perseverança e esforço, chega ao amor interesseiro das consolações (espirituais) no qual se compraz olhando-me como algo útil para si mesmo. O último é o amor perfeito; com ele alcança-se a herança do reino. Se reconhecem sua imperfeição, manifestar-me-ei a eles. A amizade íntima consiste nisto: que são dois corpos, mas uma só alma no amor, pois o amor transforma (o amante) na coisa amada. E quando (os amigos) se tornam uma só alma, entre eles já não haverá segredos. Quando vos unis a ele, imergis também em mim, oceano de paz. Eu e o Filho somos uma só coisa. Todos os estados de vida são do meu agrado, quando vividos santamente. Todos os seres são bons; todos foram feitos por mim. Não criei as coisas para que vos causassem a morte, mas a vida. E nada existe mais fácil do que amar; nem nada mais agradável. Somente vos peço amor por mim e pelos outros, algo que pode ser feito em qualquer tempo, lugar ou condição.

(Alciane) Quando meu Filho retornou a mim, aquela ponte ausentou-se da terra, mas enviei o Mestre, o Espírito Santo. Por sua vinda, fortaleceu o caminho-mensagem deixado no mundo por Jesus; estas são pedras assentadas na mensagem, que ficou na forma de doce e gloriosa ponte. Como confirmar a mensagem de Cristo? Vivendo-a em si mesmos. Basta que cada um o queira. A mensagem de Jesus é verdadeira e ficou no mundo qual pequena barca, para retirar os pecadores do rio do pecado e conduzi-los ao porto da salvação. Primeiro, coloquei meu Filho como ponte-pessoa, a conviver com os homens; após sua morte, ficou a ponte-mensagem, possuindo ela meu poder, a sabedoria do Filho e o amor do Espírito. Por qualquer forma, como ponte-pessoa ou ponte-mensagem, meu Filho é o caminho, a verdade e a vida, a passagem que conduz às alturas celestiais. A ponte-mensagem nunca será destruída, nunca obstruída para os que a desejam percorrer. É firme, estável, pois procede de mim que sou imutável. Tens desse modo a descrição da ponte. Agora sabes que de fato ele une as alturas com a pequenez!

(2 minutos de silêncio para interiorizar o texto)


ECOS::
(cada um partilha uma frase, palavra e/ou expressão que o tenha marcado do texto)


ORAÇÃO:: (Matilde Pires)
- te louvamos, Senhor, pela tua infinita bondade, por nos quereres dar a vida oferecendo o Teu Filho como ponte para chegarmos a Ti.
R: Tu unes as alturas com a pequenez!
- te pedimos, Senhor, que continues a fortalecer-nos com o teu Espírito, para podermos subir pelos degraus da ponte com perseverança e fé, encontrando a nossa vocação, a forma mais feliz de estarmos Contigo no amor. 
R: Tu unes as alturas com a pequenez!
- te agradecemos, Senhor, porque a tua estrada-mensagem é sempre um caminho à nossa espera, um caminho de amor onde te manifestas e revelas quando o percorremos como irmãos.
R: Tu unes as alturas com a pequenez!


CÂNTICO:: VIA DE AMOR (Ivo)
Via de amor, és Tu Jesus
O pão do céu que nos transforma em Ti.

Não, não estamos sós sobre esta terra,
pois Tu ficaste entre nós para nos saciar,
és o Pão da vida
e inflamas com o Teu amor
toda a Humanidade.

Sim, temos o céu sobre esta terra,
pois Tu ficaste entre nós, mas nos levas contigo
para Tua casa
onde viveremos junto de Ti
toda a eternidade.

Não, a sombra da morte não nos traz medo
pois Tu ficaste entre nós; e quem vive de Ti
vive p’ra sempre
és Deus connosco, és Deus p’ra nós,
és Deus no meio de nós.


SANTIDADE:: de “Gaudete et exsultate” (Papa Francisco)
(Carla Taveira) “Cada um por seu caminho”. Por isso uma pessoa não deve desanimar, quando contempla modelos de santidade que lhe parecem inatingíveis. Há testemunhos que são úteis para nos estimular e motivar, mas não para procurarmos copiá-los, porque isso poderia até afastar-nos do caminho, único e específico, que o Senhor predispôs para nós. (…) Todos somos chamados a ser santos (…), não tenhas medo da santidade. Não te tirará forças, nem vida nem alegria. Muito pelo contrário, porque chegarás a ser o que o Pai pensou quando te criou e serás fiel ao teu próprio ser. (…) 

(Margarida Bailão) A santidade não te torna menos humano, porque é o que encontro da tua fragilidade com a força da graça. Cada santo é uma missão (…) cada santo é uma mensagem que o Espírito Santo extrai da riqueza de Jesus Cristo e dá ao seu povo. (…) Oxalá consigas identificar a palavra, a mensagem de Jesus que Deus quer dizer ao mundo com a tua vida. Deixa-te transformar, deixa-te renovar pelo Espírito Santo para que isso seja possível e assim a tua preciosa missão não fracassará. O Senhor levá-la-á a cumprimento mesmo no meio dos teus erros e momentos negativos, desde que não abandones o caminho do amor e permaneças sempre aberto à sua ação sobrenatural que purifica e ilumina.”
O que é que a santidade de Santa Catarina de Sena pode inspirar no teu próprio caminho de santidade?

(todos são convidados a partilhar apenas UMA palavra)

ORAÇÃO:: Cantemos Aleluia (Santo Agostinho) (Ana Emanuel)
Cantemos Aleluia
aqui em baixo, ainda apreensivos, 
para podermos cantá-lo lá em cima, tranquilos.

Cantemos Aleluia
aqui, no meio de perigos, de tentações, pois Deus é fiel: 
não permitirá sermos tentados além do que podemos, 
mas fará que com a tentação haja uma saída.

Cantemos Aleluia
como será feliz lá o Aleluia…
Ninguém será inimigo, não morre nenhum amigo.
Lá, louvores a Deus; aqui, louvores a Deus.
Aqui, apreensivos; lá, tranquilos.
Aqui, dos que hão de morrer; lá, dos que para sempre hão de viver.
Aqui, na esperança; lá, na bem-aventurança.
Aqui, no caminho; lá, na pátria.

Cantemos Aleluia
Não no deleite do repouso celeste, mas para adoçar a nossa lida.
Cantai como os caminhantes caminham pela estrada fora: mas continuai a andar…
Vai em frente, adianta-te no bem.
Se progrides, caminhas.
Progride no bem, progride na fé, progride na vida santa.

Cantemos Aleluia
Cantai alto: mas continuai a andar…


CÂNTICO:: Maravilhas (Raquel)
Maravilhas fez em mim, minh’alma canta de gozo
Pois na minha pequenez se detiveram Seus olhos
E o Santo e Poderoso espera hoje por meu sim
Minha alma canta de gozo, maravilhas fez em mim

Maravilhas fez em mim da alma brota meu canto
O Senhor me amou mais que aos lírios do campo
E por Seu Espírito Santo Ele habita hoje em mim
Que não pare nunca este canto, maravilhas fez em mim


ANTÍFONA:: (Irmãs)
Jesus Salvador, tu que fizeste de Domingos
o mensageiro da Palavra louvor e glória a ti.
C: Nosso Pai São Domingos
R: Abençoai-nos e concedei-nos o vosso Espírito


CÂNTICO:: ESTRELA POLAR (Catarina)
Esta sede de Te encontrar em mim
de correr p’ra Ti, de estar junto de Ti.
Guias pelos vales o decurso do meu rio,
única razão és Tu, único sustento, Tu,
a minha vida existe porque existes Tu.

Tudo gira à Tua volta em função de Ti;
Não importa quando, onde e o porquê. (x2)

Gira o firmamento sem nunca ter paz,
mas existe um ponto a brilhar para mim,
a Estrela Polar que fixa os meus passos,
a Estrela Polar és Tu, a estrela segura, Tu.
A minha vida existe, porque existes Tu.

Brilha a Tua luz no centro do meu ser,
dás sentido à vida que em mim nasceu.
Tudo o que farei será somente amor;
único sustento és Tu, a Estrela Polar, Tu,
a minha vida existe porque existes Tu.


CÂNTICO:: SEREMOS O QUE QUISERMOS (Ivo)
Na pior das jornadas, ouve irmão
E guarda junto a ti esta canção:
Junto a nós corre a Vida, dividida,
Temos sempre uma mão que é amiga
para dar a quem quiser receber e viver a Vida a valer.

Escrevendo o nosso rumo
e fazendo o que pudermos,
Nunca nos esquecendo que
seremos o que quisermos (o que quisermos)
O que quisermos (o que quisermos),
Seremos o que quisermos.

Com um Sorriso sempre honesto, continuamos
contra os ventos de má-fé, sempre alerta 
para o que der e vier de novo procurando compreender

E a Alegria é a novidade que nós temos para te dar
A conquista de uma Amizade, que nós sabemos não acabar...
Por isso pensa que comigo
Seremos o que quisermos (o que quisermos)
O que quisermos (o que quisermos), 
Seremos o que quisermos.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23