IV - Catarina de Sena - Inspira... Inspira-te...

 4º Dia – 28 de abril - Paixão e Serviço
Introdução:
Só numa ótica cristã consigo ver estas duas palavras juntas, de outra forma teria de criar contextos complicados! Paixão, para a maioria de nós, é a força que nos atraí no outro e para o outro, um amor vivo e ardente, avassalador! Para os cristãos podemos ir pensamos na Paixão de Cristo, e continua a ser complicado explicar e entender esta necessidade de redenção que levou Cristo à cruz pela nossa salvação. Muitas vezes separamos o conceito cristão do outro, mas na realidade são a mesmma coisa. Talvez seja mais fácil entender que "Paixão" foi entrega total e incondicional, paixão que é amor! E eu sou pessoa de muitas paixóes? Alguma vez pensei na "paixão" de Cristo por mim?

LEITURA: 
Ó amor sem preço, doce Amor, Chama eterna. És um fogo que sempre arde, Altíssima Trindade! És um Deus recto, sem nenhum desvio, sincero, sem nenhuma duplicidade, livre sem nenhum fingimento. Fixa o teu olhar misericordioso sobre a humanidade. Sei que a misericórdia Te pertence. Para qualquer lado que eu olhe, só encontro a Tua misericórdia. Por isso, apresso-me a clamar diante da tua misericórdia, para que uses misericórdia para com o mundo.
Pai eterno, desejas que Te sirvamos de acordo com os teus desígnios. Por diversas estradas e modos, tu guias teus servidores. Hoje fazes compreender que, de modo, algum podemos julgar o íntimo das pessoas baseando-se naquilo que vemos. Em tudo devemos olhar teus desejos, especialmente naqueles servos que estão unidos à tua vontade e nela transformados. Alegre-se a pessoa que, na tua luz, vê a luz dos diferentes e infinitos caminhos, pelos quais avançam. Embora por estradas diversas, todos correm pelas veredas da chama do teu amor. Não fosse assim, não estariam seguindo realmente o teu Filho. Uns vão pela estrada da penitência, outros praticam a humildade, outros caminham pela fé viva, outros praticam a misericórdia, outros enfim entregam-se inteiramente à prática da caridade para com o próximo, esquecidos de si mesmos.                                      In escritos de Santa Catarina de Sena
            
“Por isso, convém [a alma] exercitar-se continuamente na caridade para com o próximo. Desta maneira alimentará em si o fogo da Minha caridade, porque a caridade do próximo procede da minha. Ao conhecer que a mim não se pode fazer bem algum nem tributar-me aquele amor puro com que se sente amada por mim, [a alma]  tributa-mo por aquele meio que lhe ofereci, quer dizer, o vosso próximo, que é como um intermediário ao qual podeis prestar algum serviço segundo as diversas graças recebidas por mim. Deveis amar com aquele amor puro com que eu vos amo. Assim cumprireis o mandamento da Lei de amar-me a mim sobre todas as coisas e ao próximo como a vós mesmos.”                                                                                                                       (Deus no “Diálogo”)

Reflexão: 
A caridade cristã consiste em amar a Deus sobre todas as coisas e em amar o próximo como a nós mesmos. Às vezes, pensamos que amamos a Deus porque celebramos os sacramentos e rezamos, contudo, Jesus ensinou-nos que o amor de Deus exige que o sirvamos na pessoa do irmão, sobretudo do que mais precisa de nós, do nosso apoio, conforto, ajuda. Santa Catarina amou intensamente a Deus, e soube estar atento aos irmãos a quem amou e serviu.

Pensamento:
É no terreno da humildade que se alimenta a caridade e com ela brota o rebento do discernimento verdadeiro. A medula dessa árvore é a paciência.


Desafio deste dia:
Pára um momento, escolhe um lugar calmo, podes até preparar o ambiente: uma vela, um crucifixo e não esqueças a Bíblia. Lê um dos relatos da Paixão de Jesus nos Evangelhos… e deixa que o Espírito Santo reze em ti… Procura perceber a intensidade do amor de Jesus por ti, na cruz! Termina escrevendo uma pequena Oração que te poderá ajudar noutros momentos! E para quem gosta mesmo de grandes desafios partilha-a connosco.
Ir. Flávia Lourenço, op

Boas Festas de Santa Catarina

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23