COMPLETAS COM… PÁSCOA OP


                                                                                   
   ID reunião ZOOM: 876 7591 7939
Senha: 002911


C: Deus, vinde em nosso auxílio
R: Senhor, socorrei-nos e salvai-nos
C: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo
R: Como era no princípio agora e sempre, ámen.

INTRODUÇÃO:: (Carla Taveira)
O Mestre Geral da Ordem Dominicana, o Frei Gerard Timoner III, recebeu a proposta dos seus irmãos em Santa Sabina de enviar uma saudação e oferecer umas palavras de esperança nesta Páscoa tão fora do comum neste tempo de pandemia. Mas não quis, ou como ele disse, não podia fazê-lo sozinho. Assim convidou os nossos Irmãos que serviram a Ordem como Domingos e que são símbolos da nossa unidade como dominicanos. Unimo-nos hoje aqui também a eles e a toda a família dominicana, refletindo e rezando cada uma das suas palavras para nos ajudar a melhor viver e sentir esta Páscoa tão especial.

CÂNTICO:: SÓ DEUS BASTA (Ana Emanuel)
Tu nada temas
Nada te espante
Pois tudo se passa
Deus nunca muda
A paciência tudo alcança
Quem a Deus tem
Nada lhe falta

Só Deus basta
Só Deus basta
Só Deus basta
Aleluia (bis)


EVANGELHO:: Jo 20, 19-23
Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, com medo das autoridades judaicas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse-lhes: “A paz esteja convosco!” Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o peito. Os discípulos encheram-se de alegria por verem o Senhor. E Ele voltou a dizer: “A paz esteja convosco! Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós.” Em seguida, soprou sobre eles e disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ficarão perdoados;  aqueles a quem os retiverdes, ficarão retidos.”


FREI TIMOTHY RADCLIFFE:: (Inês Borralho)
Hoje, biliões de pessoas estão trancadas em suas casas por causa desta terrível pandemia. As suas casas foram convertidas em prisões. Demora não saber quanto tempo esta situação vai durar. Muitas pessoas se sentem isoladas e sozinhas. Hoje pregamos a boa notícia de que o Cristo Ressuscitado nos liberta de tudo o que nos aprisiona e nos confina. Em todo o mundo, somos chamados para libertar as pessoas da prisão. Se vamos fazer isso, todo mundo tem de se perguntar: o que me aprisiona?



(silêncio para exame de consciência)



Acho que é sempre o medo de amar totalmente. O amor é perigoso. O irmão Herbert McCabe costumava dizer: "Se tu amas, tu serás ferido, talvez morto. Se tu não amas, tu já estás morto.” O Cristo Ressuscitado está ferido. Não devemos ter medo de sermos feridos. Tu corres o risco de amar mais. Vamos abrir a porta para cada um. Vamos respirar livremente do oxigênio de Deus, do Espírito Santo que em breve será enviado. Uma irmã na Escola bíblica sofria de asma. Ela recebeu um pouco de oxigénio. Ela disse: "Isto é o paraíso. Eu posso respirar.”


CÂNTICO:: CONFIAREI (Catarina)
Confiarei, nessa voz que não se impõe
Mas que oiço bem cá dentro no silêncio a segredar
Confiarei, ainda que mil outras vozes
Corram muito mais velozes para me fazer parar

E avançarei, avançarei no meu caminho
Agora eu sei, que Tu comigo vens também
Aonde fores, aí estarei, sem medo avançarei
O Senhor é meu Pastor
Sei que nada temerei
Ele guia o meu andar
Sem medo avançarei

Confiarei, na Tua mão que não me prende
Mas que aceita cada passo do caminho que eu fizer
Confiarei, ainda que o dia escureça
Não há mal que me aconteça se contigo eu estiver

Confiarei, por verdes prados me levas
E em Teu olhar sossegas a pressa do meu olhar
Confiarei, a frescura das Tuas fontes
Deixa a minha vida cheia, minha taça a transbordar

FREI BRUNO CADORÉ:: 
(Patrícia) É claro que o mundo sairá desta crise. Mas como? A Páscoa não deveria ser uma oportunidade para os cristãos dizerem que esta saída não deve ser como um regresso à vida do passado? Não confessamos que da kenosis de Cristo nasce uma nova vida, a vida de qualidade que esquecemos muito rapidamente e que os humanos podem alcançar, pois é o próprio Deus que, na sua Palavra, é a fonte?

CÂNTICO:: TU ÉS FONTE DE VIDA (Raquel)
Tu és fonte de vida
Tu és fogo, tu és amor
Vem, Espírito Santo
Vem, Espírito Santo

(Anita) Sairemos do confinamento como os discípulos quando, depois de terem ficado petrificados pelos acontecimentos da Paixão e mal se atrevendo a acreditar na proclamação das mulheres que tinham encontrado o túmulo aberto, saíram do cenáculo. Mas estes homens e mulheres não saíram iguais a como entraram, e é precisamente esse impulso que Domingos quis inscrever no coração da Ordem desde os seus primórdios.

CÂNTICO:: Tu és fonte de vida (Ana)

(Margarida) Eles saíram como testemunhas da mesa da última ceia partilhada com o seu Mestre. Saíram como irmãos e irmãs para anunciar um futuro fraterno para a humanidade. Um futuro em que todos se preocupam com o destino uns dos outros, a começar por aqueles a quem o mundo, quando acredita que está a correr bem, os limitou às suas periferias. Um futuro que não pode ser reduzido apenas aos imperativos do liberalismo económico, nem apenas à proteção da vida biológica sem ter em conta a dignidade global de cada pessoa. Este ano, a Páscoa é o momento favorável para anunciar o fim destas omissões e rejeições.

CÂNTICO:: Tu és fonte de vida (Catarina)

(Catarina Costa) Eles saíram como discípulos formados pelo Livro da Caridade, da vida dada e partilhada da cruz que, como um instrumento de humilhação, se tornou uma cadeira cujo titular é a Palavra da Verdade. Este livro da vida ensina que a vida não pode ser oferecida sem despir a própria. Que o mundo não pode pensar num futuro de vida e paz para todos sem alterar radicalmente as prioridades que quer dar à implantação da criatividade com que a humanidade habita e transforma o mundo num mundo hospitaleiro para todos, a começar por aqueles que hoje dificilmente têm um lugar nele, que dificilmente têm um nome. Depois do confinamento, será hora de mudar para realmente cuidar da nossa casa comum.

CÂNTICO:: Tu és fonte de vida (Raquel)

(Ir. Ana Lucas) Eles saíram como discípulos missionários, felizes por se juntarem a todas as línguas e culturas, para prolongar a conversa de amizade iniciada pela Palavra de Deus que chegou a cumprir plenamente a promessa do pacto feito por Deus no início de tudo. Uma conversa que já não pode ser reduzida a jogos de influência e poder entre nações, que não pode confundir a verdade e a falsidade na política, que não pode ser resumida num histórico de sucesso que esmaga os mais humilhados do mundo, que não podem aceitar que o medo entre as pessoas seja a única matriz possível para construir um futuro.

CÂNTICO:: Tu és fonte de vida (Ana)

(Laura) Eles saíram como discípulos missionários. Fortalecidos pela vida ressuscitada de Cristo, quiseram proclamar que a comunhão entre os homens não pode ser fruto do confronto de forças e poderes, ocultação irrisória da vulnerabilidade e da ignorância, mas que a comunhão é precisamente fruto da humilde aceitação de que o homem não pode dominar tudo. Os discípulos anunciaram que a grandeza do homem não está na construção de um mundo que pode ser dominado porque seria feito à medida e à imagem do homem. Anunciaram que a grandeza do homem reside no seu ardente desejo de habitar humildemente um mundo que recebe e que oferece livremente aos que estão perto e longe. Este mundo é feito de comunhão fraterna e um futuro em comum. É um mundo em que cada pessoa pode crescer com todos, na esperança partilhada de um futuro com todos e para Deus.

CÂNTICO:: Tu és fonte de vida (Catarina)

 
FREI CARLOS ASPIROZ:: (Inês Costa)
Quando se trata de epidemias ou doenças, uma expressão que é frequentemente usada é: "são ou são portadoras de tal ou tal vírus". Mas, na realidade, somos portadores de uma Boa Notícia: Jesus vive! Que esta Páscoa nos encontre portadores de 3 sinais evangélicos, que sintetizam a verdadeira alegria, que não podemos realmente conter, encerrar, limitar e espalhar sem limite:

INSTRUMENTAL:: (Maria)
- a LUZ (vela/lamparina) que não podemos colocar debaixo de uma mesa porque o Noivo vem e saímos ao seu encontro!;
- a MÚSICA (instrumento musical/coluna) que todos escutam à distancia porque há uma festa! (até para irmão do filho pródigo... que não queria entrar na festa);
- o PERFUME (frasco de perfume/flor) de Maria que inundou toda a casa porque este é o aroma com o qual se reconhece os pregadores do Evangelho.


PARTILHA::
“Eu quero ser… (escolher um dos três símbolos do altar) para…”

CÂNTICO:: JESUS SÊ MINHA ESPERANÇA (Irmãs)
Jesus, sê minha esperança, prazer que alarga a vida,
Jesus, sê meu saber, riqueza partilhada,
Jesus,  sê o meu rei, escudo contra o mal,
Jesus, sê minha lei e gozo de viver.

EVANGELHO:: Jo 21, 15-17 (Irmãs)
Depois de terem comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: «Simão, filho de João, tu amas-me mais do que estes?». Pedro respondeu: «Sim, Senhor, Tu sabes que sou deveras teu amigo». Jesus disse-lhe: «Apascenta os meus cordeiros». Voltou a perguntar-lhe uma segunda vez: «Simão, filho de João, tu amas-me?». Ele respondeu: «Sim, Senhor, Tu sabes que sou deveras teu amigo». Disse-lhe Jesus: «Apascenta as minhas ovelhas». E perguntou-lhe pela terceira vez: «Tu és deveras meu amigo?». Pedro ficou triste por Jesus lhe ter perguntado, à terceira vez: «Tu és deveras meu amigo?» mas respondeu-lhe: «Senhor, Tu sabes tudo; Tu bem sabes que sou deveras teu amigo!».  E Jesus disse-lhe: «Apascenta as minhas ovelhas.”

FREI GERARD TIMONER:: (Ana Mercês)   
Muitos cristãos celebraram o tríduo pascal de portas trancadas. As nossas vidas serão as mesmas depois da pandemia? Mais importante ainda, as nossas vidas devem ser as mesmas depois da Páscoa? Nosso Senhor Ressuscitado entra por portas trancadas, saúda-nos com a sua paz e diz-nos para não termos medo. Quando tudo parece inútil e nos sentimos indefesos, o nosso Senhor Ressuscitado assegura-nos que nos verá na "Galileia". É o lugar onde os apóstolos encontraram a sua vocação. A nossa "Galileia" é a nossa história de vocação. Foi onde Jesus perguntou a Pedro: "Você me ama?" Como pregadores, leigos ou ordenados, ativos ou contemplativos, tornámo-nos dominicanos porque dissemos "sim" quando ouvimos a mesma questão no fundo dos nossos corações. E Jesus diz-nos: "Alimente as minhas ovelhas". Há tanta fome hoje: fome pelo Pão da Vida, fome pela Palavra de Deus, fome de comida, fome de compaixão e solidariedade. Pelo amor de Jesus, continuemos a alimentar o rebanho do Senhor Ressuscitado.

PAI NOSSO::

CÂNTICO:: RAINHA DOS CÉUS (Irmãs)
Rainha dos Céus alegrai-vos, aleluia
Porque Aquele que mereceste trazer em vosso seio, aleluia
Ressuscitou, como disse, aleluia,
Rogai a Deus por nós, aleluia!

ANTÍFONA::
Jesus Salvador, tu que fizeste de Domingos
o mensageiro da Palavra louvor e glória a ti.

C: Nosso Pai São Domingos  R: Abençoai-nos e concedei-nos o vosso Espírito


CÂNTICO:: RENASCE EM MIM (Raquel)

Se um dia eu ficasse sem Ti,
olharia as estrelas do céu
p’ra lembrar que viveste por mim,
e para sempre guardar-Te, para sempre lembrar-Te
na marca de um gesto meu.

Renasce em mim, mostra como ama alguém 
que precisa de mim
p’ra mostrar o melhor que Deus tem.

O que sinto não posso explicar,
é difícil saber e dizer…
O que eu tenho, não posso negar
que é aquilo que eu quero, é a Ti que eu desejo,
e não vou abandonar.

Reviver o que vivi, renascer conTigo,
conquistar o Teu espaço astral,
pois quem ama não teme o bem e o mal.


  
CÂNTICO:: IREI FICAR (Ivo)

Viver por Ti é uma razão
Com o Dominismissio nesta estrada
Um Caminho, uma Saída
ou entrar na Encruzilhada
Estou num ponto sem retorno
Ou talvez na minha entrada

Irei ficar? (irei ficar!)
Irei seguir? (eu vou ganhar!)
Irei conTigo à minha frente
Gritar a toda a gente:
Que sou Missionário!

 É difícil entender
O que de mim mais se espera
Quando não há solução
E quando tudo desespera
Estou a tentar encontrar
Um Rumo Novo nesta estrada



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23