Missão: Símbolos


"Há 1 ano atrás por esta altura estava já no dominismissio. Fui um bocado à descoberta sem saber muito bem o que me esperava por isso estava entusiasmada, mas ao mesmo tempo com um pouco de medo de não conseguir estar à altura do desafio.
Este ano a missão é um pouco diferente, mas o entusiasmo e o medo de não conseguir mantiveram-se. 

No primeiro dia da missão foram-me entregues alguns símbolos: uma pulseira com a frase "com Teresa de Saldanha fazer o bem sempre", uma dezena, uma cruz e os 4 evangelhos.

 Estes símbolos representam a missão que estou a viver. A pulseira lembra-me que estou numa missão dominicana e que devo tentar fazer sempre o bem, a dezena simboliza a oração que é indispensável em qualquer missão, os quatro evangelhos recordam-me que preciso de escutar a Deus através do evangelho e a cruz mostra-me a entrega e sofrimento que Jesus fez por cada homem. Ao olhar para a cruz penso na entrega que Deus me pede que eu faça em cada dia. Mesmo que algum dia corra menos bem, a cruz não me deixa esquecer que Jesus se entregou por mim e estará sempre ao meu lado, mesmo nos dias mais difíceis.

Nos primeiros dias senti-me um pouco perdida. Não sabia bem o que é que era preciso fazer nem o que esperavam de mim. Como sou tímida tive alguma dificuldade em meter conversa com as irmãs. Ao longo desta semana fui ganhando confiança e tornou-se mais fácil porque fui conhecendo cada uma delas e agora consigo estar mais atenta ao que cada uma precisa.

Como estou a viver com as irmãs, também participo nas orações (laudes, vésperas, terço) e missas desta comunidade. Nos primeiros dias não sabia orientar-me bem com o breviário. Estou habituada a rezar a liturgia das horas através da aplicação e por isso foi um pouco confuso no início. As irmãs foram-me ensinando e penso que agora já consigo perceber onde está cada oração.  

Antes de vir falei com um amigo meu e disse-lhe o que ia estar a fazer este mês. Ele respondeu-me que na opinião dele o que eu ia fazer não era missão nem voluntariado, mas sim um estágio. Pensando bem, ele até tem alguma razão. Embora esteja aqui como voluntária, não deixo de ser aluna de enfermagem. Sinto que o facto de estudar enfermagem é uma mais valia nesta missão porque muitas das irmãs são idosas e têm problemas de saúde. Na terça feira pediram-me para avaliar a tensão, a temperatura e o oxigénio às irmãs. Senti que realmente estava em estágio. Penso que foi um dos momentos que me ajudou mais a ganhar confiança e a conhecer melhor cada uma das irmãs (pelo menos ajudou-me a fixar alguns nomes).

Uma das coisas que senti mais diferença foi o horário. Como muitas das irmãs são idosas há muito tempo dedicado ao descanso. Embora eu não precise de descansar tanto tempo como elas, as irmãs concederam-me esse tempo livre. Nos tempos mais parados (quando as irmãs mais idosas estão a descansar), aproveito para estar um pouco no meu quarto (onde posso descansar um pouco da máscara). Quando já descansei o suficiente aproveito para estar um pouco na capela para escutar o que Deus quer de mim nesta missão.
Ana Sofia das Mercês 




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23