Oração preparada pelas "manas casúlas" de Angola
Oração com e como São Domingos em tempo de pandemia
Em tempo de Praia e calor, celebramos São Domingos de Gusmão, homem que fundou uma Ordem, que após 800 anos, continua unida e a procurar ser facho de Luz, como o seu Fundador. Hoje propomos Uma pequena Oração,
adaptada da Oração preparada pelas noviças de Angola para as Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena. Aqui fica o nosso agradecimento e partilhamos convosco, esta proposta.
Celebramos hoje a solenidade do nosso Pai S. Domingos, 799 anos da sua morte. Ele que se distinguiu na sua compaixão pelos pobres, a força do seu exemplo marcou profundamente, não só a família dominicana, mas também a própria Igreja e sociedade. Apresentava-se em toda parte como homem evangélico, pela palavra e pelas obras; fervoroso na fé e na oração. Nós também, como suas filhas, temos a missão comum de seguir seus passos, nos caminhos de Jesus Cristo, lutando pela salvação do género humano.
Vivemos numa realidade social dominada pelo impacto da Covid 19 . Esta pandemia que impõe o confinamento social obrigatório a todo o mundo. Os efeitos do Corona Vírus bloquearam a vida mundial e impuseram o deserto às cidades, vilas e aldeias, escolas e Igrejas e o afastamento entre as pessoas.
Com e como São Domingos, elevemos as nossas vozes orantes e supliquemos com fervor a Deus para que nos livre dos males que assolam o nosso mundo. Rezemos, rezemos, com fé, confiança, e sem cessar!
Leitura Bíblica - Mc 6, 7-12 |
Jesus chamou os doze discípulos, começou a enviá-los dois a dois, e deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus. Recomendou-lhes: «Não levem nada para o caminho, a não ser o cajado. Não levem comida, nem saco, nem dinheiro no bolso. Levem as sandálias que tiverem nos pés mas não levem muda de roupa.»
Disse-lhes também; «Quando entrarem numa casa fiquem lá até saírem dessa terra. Se nalgum lugar não vos receberem ou não quiserem ouvir-vos quando saírem dessa terra, sacudam o pó das sandálias como aviso para essa gente»
Então os discípulos partiram e pregavam às pessoas que se arrependessem.
Mc 6, 7-12 BPT09DC; https://bible.com/bible/228/mrk.6.7.BPT09DC
Pára um momento:
Perante os novos desafios que, por vezes, nos levam à mudança, estás pronto a partir? A mudar hábitos e costumes?
Estás disposto a deixar ficar para trás tantas roupas, cajados, dinheiros que não respeitam a “casa comum” nem o teu próximo?
Estás disposto a procurares para a tua vida a vontade de Deus e arriscar novos voos?
“Mestre Domingos foi sempre homem humilde, manso, paciente, benigno, moderado, pacífico, sóbrio, modesto e muito maduro em todos os seus atos e palavras; piedoso, consolador dos demais e em especial de seus frades; cheio de zelo pela observância regular, muito amante da pobreza tanto na comida como na sua vestimenta e dos frades da sua Ordem e também nos edifícios e igrejas dos frades.
Durante toda a sua vida trabalhou e cuidou muito para que os frades não usassem nas igrejas, tanto sobre si mesmos como nos altares, tecidos de purpura ou seda, nem tivessem vasos de ouro ou prata, à exceção dos cálices.
Era assíduo na oração, tanto de dia, quando estava desocupado, como de noite. Passava as noites frequentemente orando, de tal maneira que quase não se deitava no leito.
Observava fielmente a regra e não se dispensava em nada, por pequena coisa que fosse, e seguia em tudo a vida da comunidade, no coro, no refeitório e nos outros lugares.
Era muito fervoroso na pregação e cheio de zelo pelas almas; para o mesmo procurava insistentemente animar os seus frades.”
“Era assíduo ao Ofício divino [oração de matinas (a primeira do Dia); laudes (Oração da Manhã); Hora intermédia; Vésperas (Oração a tarde) e Completas (oração da noite)] e sempre seguia a comunidade, tanto no ofício como na mesa; alimentava-se das mesmas comidas que os demais frades. Quando aparecia alguma comida extraordinária, frei Domingos chamava o procurador em voz baixa e lhe dizia: “Por que matas os frades dando-lhes estes manjares? (…) Quando frei Domingos ficou doente, daquela enfermidade que o levou depois à morte, os frades estavam juntos a ele e choravam. Frei Domingos disse: “Não queirais chorar, porque eu serei mais útil no lugar para onde vou do que se ficasse aqui.”
C: Peçamos a Deus, por intercessão do nosso Pai, para que proteja a Família Dominicana e a Santa Igreja, mas sobretudo os refugiados, traficados, os mais pobres e ignorados da sociedade. Que Ele firme os nossos passos para que sejamos fervorosas/os e constantes na oração, sobretudo neste tempo da tribulação.
R: Dai-nos Senhor um coração novo que saiba amar e perdoar, capaz de compreender e acolher o irmão que bate à nossa porta, que nunca se deixe vencer pelo mal, mas antes vença o mal pelo bem. Fazei de nós pessoas de paz, mensageiras da Verdade, da justiça e do amor a exemplo do nosso Pai S. Domingos. E que como ele, aprendamos a nos contentarmos com o pouco que temos e o saibamos dividir e usar respeitando o nosso mundo, a natureza, sem nos queixarmos em nada, nesse tempo de pandemia e sempre.
Rezemos o salmo de ação de graças a São Domingos:
Deus, Pai, graças vos damo
Por chamardes o vosso servo Domingos.
Nele fixastes o vosso olhar,
o chamastes para tomar vida,
No vosso Evangelho
Cântico: Jesus Salvador, Tu que fizestes de Domingos, o mensageiro da Palavra, louvor e glória a TiG
Graças vos damos
Pela sua sensibilidade, ternura e compaixão
Pela sua coragem e firmeza de alma
Pelo seu olhar penetrante
Sobre o mundo do seu tempoC
Cântico: Jesus Salvador, Tu que fizestes de Domingos, o mensageiro da Palavra, louvor e glória a Ti
Graças vos damos
Pelo dom de Domingos à Igreja.
Por nos chamardes a seguir
Com alegria e entusiasmo
Os passos deste nosso fundador
cantico: Jesus Salvador, Tu que fizestes de Domingos, o mensageiro da Palavra, louvor e glória a Ti
R: Que a vida de São Domingos seja sempre para cada um de nós, referência e estímulo a viver corajosamente na fé e no amor a Jesus Cristo concretizado na entrega aos outros. Que ele interceda por nós para que cada vez mais encarnemos na nossa vida os valores de progresso espiritual, alegria, silêncio, oração/contemplação, obediência, boa ocupação do tempo e a vida fraterna em comunidade (religiosa, familiar, eclesial).
C: Nosso Pai São Domingos,
R: Abençoai-nos e concedei-nos o vosso santo espírito!
Comentários
Enviar um comentário