Cem anos do Nascimento de karol Wojtyla

Faz 100 anos que nasceu o Papa São João Paulo II, o nosso Papa, da geração de quem está entre os 40 aos 60 anos, mais ou menos, tal como  o Papa Francisco, agora, é simbolo de Cristo para a geração jovem. 
Ir à Polónia a umas JMJ e visitar o Santuário São João Paulo II ajudou-me a compreender melhor a sua linha pontificial... A entender aquelas coisas que não se explicam, mas que o coração compreende, guarda e partilha com o cérebro em alturas de crise. 
O Papa que visitou tantos lugar do mundo, criando na minha imaginação  de criança uma proximidade e globalidade que agora constituem a nossa realidade. Nunca se tinha visto um Papa assim, tão próximo, tão humano, foi o Papa das Jornadas Mundiais da Juventude, dos jovens, que os ouve e bate palmas. O mundo pára, recordo da primeira visita a Portugal, eu e a minha mãe, sobretudo ela, eu era pequena, acampou frente à televisão da cozinha, até acho que nesses dias, não foi preciso varrer os quartos ou limpar o pó! Sempre almejei participar numas Jornadas Mundiais da Juventude com este Papa vê-lo perto, apesar de nunca se ter concretizado, isso não diminue em nada o carinho e gratidão por este pastor.
Este pontífice provocou uma revolução na Igreja e no mundo, que lhe custaram os dois atentados. Depois de João Paulo II, dificilmente um Papa ficará fechado no seu pequeno estado, sem influenciar todo o mundo, como outro chefe de estado. Claro que para uma pequena minoria mais atenta havia as questões teológicas, de que tenho consciência, mas que entendo por todo o seu percurso, o ter sido ordenado, na clandestinidade, por causa da guerra, do comunismo. E para a maioria das pessoas este aspeto doutrinal fica projetado no Cardeal Ratzinger, o Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, detestado por tantos. E a imagem do Papa traduzia a santidade e a próximidade da encarnação de Cristo.
Neste ano pastoral, os animadores, decidimos com um grupo de jovens ver uma parte do filme da sua vida. Concordei, até porque a conhecia relativamente bem e me sentia à vontade, decidimos ver a parte da sua juventude, inicío do pontificado e instituição das Jornadas. Só que, como sempre, os jovens, inspirados pelo Espírito Santo, tiram-nos o tapete e pediram para ver o resto... E ver aquelas imagens, levou-me ao passado, mas sobretudo, rever a fragilidade, mas ao mesmo tempo a força daquele homem, que só pode vir de Deus, deixou-me atrapalhada as lágrimas corriam 4 a 4 e no fim... Só queria adiar o acender as luzes, até que finalmente quando não pude protelar mais, percebi que não era a única comovida! Claro, quando Deus, quando o Espírito Santo passa vê-se nos corações e nos olhos.
Faz anos que nasceu o Papa que escolheu viver a debilidade e a doença de Parkinson com a mesma dignidade com que viveu a sua juventude, fez alpinismo ou teatro, cumprimentou os chefes de estado, deu a benção apostólica ou beijou uma criança. O Papa que nos mostrou que a fragilidade do idoso, sem subterfúgios também é sinal de Deus! Só me dei conta, agora, desta reflexão, em plena época de luta com o COVID 19, em que são os mais frágeis, os idosos que são atingidos...
Ir. Flávia Lourenço, op
Polónia, JMJ-VTS
Totus tuo Maria! (Todo teu hó Maria) - Lema do Pontifícado de São João Paulo II 

Comentários

  1. 👏👏🙏🙏. Ele tem muitos filmes. Vê também o testemunho é muito bom também 😉😘

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23