Mergulhar com S. Domingos de Gusmão: dia 2

No seguimento de Cristo

Proposta – Musica: Jesus, eu amo-te. 

«O que é a santidade? Ela não está à nossa espera, quando ultrapassamos a nossa fraqueza (medo, desânimo, dificuldades, covid19…) mas no momento em que somos fracos, continuamos perto da santidade. Ela transforma todos os instantes por  embaciados e difíceis que sejam, em oportunidades. (Jesus Cristo) vem dizer-nos: a vida é mais do que  a tua casa, do que o teu (estudo, confinamento ou) trabalho, mais do que as coisas que tu amontoas, a vida é mais» (Cardeal J:T:Mendonça)


Vamos conhecer alguns  traços da santidade de S. Domingos: fé inquebrantável, firmeza de vontade, sofisticada sensibilidade, ternura intensa, extraordinária compaixão, delicadeza, transparência, pureza,  equilíbrio, otimista,  jovial, humano, humilde, perito em amizade, virgem de corpo e espírito, mergulhado em Deus…

O centro da espiritualidade de Domingos é Cristo… aprendida e praticada em contato com a humanidade sofredora. Um dos desafios mais importantes da sua vida foi cultivar a compaixão, revelar às pessoas Cristo Jesus e mostrar o verdadeiro rosto amoroso de Deus.


«Como  homem do Evangelho sempre se manifestava frei Domingos.»


Proposta: rezar com o salmo 15


Senhor, porção da minha herança e do meu cálice,
está nas vossas mãos o meu destino.
O Senhor está sempre na minha presença,
com Ele a meu lado não vacilarei.

Por isso o meu coração se alegra e a minha alma exulta
e até o meu corpo descansa tranquilo.
Vós não abandonareis a minha alma na mansão dos mortos,
nem deixareis o vosso fiel sofrer a corrupção.

Dar-me-eis a conhecer os caminhos da vida, 
alegria plena em vossa presença,
delícias eternas à vossa direita.

Ir. Irene Silva




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23