Santiago: Um rumo novo nesta estrada!

Tudo parecia um pouco confuso, aquelas perguntas que pareciam básicas quando tens um caminho supostamente claro e bem definido para fazer, no qual seria só caminhar, sobretudo fisicamente, e aproveitar esta nova experiência. Confesso que, o medo, a confusão permaneciam, tudo menos o tão desejado silêncio. Um turbilhão de ideias, perguntas, sensações iam surgindo inexplicavelmente. As palavras que me invadiam estavam repletas de novidade que a experiência acarretava, dado que, apenas tinha uma pequena noção dos quilómetros, conhecia pouca gente, dos quais a maioria era de vista. E assim, o caminho também se fez de momentos difíceis, momentos de pressão no peito, de formigueiro na garganta e de lágrima no canto do olho preparada para se transformar num rio.

Contudo, tal como o caminho tem etapas, a vida também foi seguindo as suas... Foi assim, que um caminho muito intenso fez com que todos nós nos cruzássemos, nos uníssemos, nos conhecêssemos e, em tão pouco tempo, nos tornássemos essenciais no caminho uns dos outros. Apesar de cada um de nós ser igual a si mesmo, todos nós nos entregámos, nos completámos e nos tornámos mais fortes. Descobri que, passo a passo, grão a grão, seres maravilhosos conquistaram o meu coração com união, partilha, ajuda, amor, sorrisos, abraços, choros, lutas, alegria, paz, força... E todos os gestos e palavras amigas tornaram-se a sensação clara de Deus, Deus que está aqui tão certo como o ar que respiramos. Percebi assim que, chorar lava a alma e sorrir rejuvenesce o espírito.

A energia sentida nas orações, na partilha das refeições, nas palavras de alento, nos testemunhos dos peregrinos, até aos mais simples pormenores, como o olhar daquela criança sentada a beira da estrada, da senhora com o mundo às costas, do cão encostado à rede com sede de carinho, aquele peregrino da vida... ... ... preencheu cada pequeno pedaço de mim, fazendo-me entender que há um rumo novo nesta estrada, um caminho, uma saída…

E juntos chegamos ao início desta nova caminhada com vontade de sonhar, de acreditar, de viver e sem parar de caminhar soando em cada cabeça um "oh Glória a Deus caminhando eu vou para Santiago"!

Assim, agradeço a Deus por vos ter colocado na minha estrada, por me ter preenchido com setas e me ter devolvido a esperança de um novo caminhar, rico do alimento de Deus, porque caminhar ao vosso lado mostrou-me um novo sentido repleto de esperança de vida.



Raquel Nicolau





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Completas com... Santa Catarina de Sena

Vida Consagrada: Postulantado

Dominismissio '23